Inédito: Bento XVI usa plataforma móvel
Fotos da Day Life
Plataforma móvel evita os esforços dispensáveis e garante uma maior segurança ao Pontífice
Na manhã de hoje, tal como foi anunciado e esclarecido pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Papa Bento XVI fez uso de uma plataforma móvel desde a sacristia da Basílica Vaticana até às escadas do Altar da Confissão e no percurso inverso, ao fim da Missa.
Segundo o comunicado, a decisão não se baseia em diagnósticos médicos, mas na preocupação em poupar o Santo Padre de esforços que agora podem cansar um homem de 84 anos: o trajeto de cerca de 100 metros, portanto cerca de 8 itens, entre roupas, paramentos e insígnias. Ademais, o uso da plataforma garante uma certa segurança ao Pontífice, quando ele permanece apenas no centro da nave central enquanto avança em direção ao altar, em atenção a casos de investida contra o Papa, principalmente durante o ingresso da Missa do Galo de 2009.
É provável que a tal plataforma móvel seja usava mais vezes, devido ao aparente cansaço de Bento XVI que já pode ser visto em seu semblante e em seus gestos, acompanhando o peso dos anos. O mesmo aconteceu o Papa João Paulo II.
É notória a leveza dos paramentos verdes usados e até mesmo a sua personalização,
no brasão papal que é bordado na parte inferior da casula
O Papa rezou a Missa com os participantes do encontro “Novos evangelizadores para a Nova Evangelização – A Palavra de Deus cresce e se difunde”, que acontece no Vaticano e precede o Sínodo dos Bispos de 2012 que discutirá o mesmo assunto.
Portanto, está perto do fim o tempo de Bento XVI andar entusiasmado pela nave central da Basílica, cumprimentando os fiéis e osculando criancinhas apresentadas por seus pais. É bom lembrar que também a sedia gestatoria poderia poupar Bento XVI do cansaço físico, garantir-lhe segurança, enquanto demonstraria que até nisto há continuidade e não ruptura na liturgia.
Rezemos pela saúde do Santo Padre. Que ele viva tanto ou mais que Pedro, ou até quando o Senhor quiser.