Papa reafirma posicionamento político dos bispos
Postado em 28 outubro 2010por E. Marçal
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Em discurso aos bispos brasileiros do estado do Maranhão que oficiam a Visita “Ad Limina Apostolorum“, o Santo Padre Bento XVI reafirmou o direito de pronunciamento dos Bispos em matéria política, emitindo um juízo moral, mediante a exigência da salvação das almas e os direitos fundamentais da pessoa. Ele salientou a “enérgica da defesa do direito à vida” diante de “direitos políticos humanos, econômicos e sociais” que se coloquem contrários a esse princípio. Ainda, quando o aborto e a eutanásia são descriminalizados, continuou ele, o ideal democrático “é atraiçoado nas suas bases”.
Como é próprio dos discursos de Bento XVI, o tom moderado foi respeitado. Contudo, é notória a denúncia das polêmicas ocasionadas pelos pronunciamentos de bispos brasileiros sobre as eleições presidenciais no Brasil. O Papa disse aberta e claramente que os Bispos devem orientar os fiés na reta intenção na escolha de seus representantes políticos e – obviamente – sem se desviar da doutrina da Igreja.
Ao tomarem conhecimento das palavras do Papa, os dois candidados ao maior cargo no Executivo do país emitiram juízos a respeito.
Vejamos, no próximo domingo, o resultado do pensamento dos brasileiros.
Que Deus tenha misericórdia desta terra que nasceu sob a sombra de Sua cruz.