Direto da Sacristia
×
×

Papa reafirma posicionamento político dos bispos

Postado em 28 outubro 2010por E. Marçal

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Discurso foi feito a bispos brasileiros em Ad Limina


Em discurso aos bispos brasileiros do estado do Maranhão que oficiam a Visita “Ad Limina Apostolorum“, o Santo Padre Bento XVI reafirmou o direito de pronunciamento dos Bispos em matéria política, emitindo um juízo moral, mediante a exigência da salvação das almas e os direitos fundamentais da pessoa. Ele salientou a “enérgica da defesa do direito à vida” diante de “direitos políticos humanos, econômicos e sociais” que se coloquem contrários a esse princípio. Ainda, quando o aborto e a eutanásia são descriminalizados, continuou ele, o ideal democrático “é atraiçoado nas suas bases”.

Como é próprio dos discursos de Bento XVI, o tom moderado foi respeitado. Contudo, é notória a denúncia das polêmicas ocasionadas pelos pronunciamentos de bispos brasileiros sobre as eleições presidenciais no Brasil. O Papa disse aberta e claramente que os Bispos devem orientar os fiés na reta intenção na escolha de seus representantes políticos e – obviamente – sem se desviar da doutrina da Igreja.

Ao tomarem conhecimento das palavras do Papa, os dois candidados ao maior cargo no Executivo do país emitiram juízos a respeito.

Vejamos, no próximo domingo, o resultado do pensamento dos brasileiros.

Que Deus tenha misericórdia desta terra que nasceu sob a sombra de Sua cruz.

Kyrie eleison.


Sugestões de artigos