Direto da Sacristia
×
×

Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Postado em 31 agosto 2010por E. Marçal


Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé



Declaração do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé,
Pe. Federico Lombardi, S.J.
Bento XVI com o jornalista Peter Seewald

Na semana entre os dias 26 e 31 julho, em Castel Gandolfo, o Santo Padre concedeu ao jornalista alemão Dr. Peter Seewald uma série de entrevistas, respondendo a perguntas sobre vários temas, à semelhança do que já aconteceu duas vezes no passado, com o mesmo jornalista, quando o então cardeal Joseph Ratzinger era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. As entrevistas foram realizadas em alemão.

O volume será publicado de forma suficientemente rápida (antes do final deste ano) em italiano e alemão, e possivelmente também em outras línguas. Como se observa, os direitos de publicações do Santo Padre são detidos pela Libreria Editrice Vaticana, que também publica a edição italiana.



Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé



Palavras do Santo Padre no início da Santa Missa da conclusão
do encontro do “Ratzinger Schülerkreis” (Círculo de alunos Ratzinger)
Castel Gandolfo, 29 agosto 2010

Publicamos abaixo as palavras que o Papa Bento XVI no início da Missa, após a reunião com um grupo de seus estudantes (Ratzinger Schülerkreis), realizada em Castel Gandolfo, de 27 a 30 agosto 2010:

___________________


Caros amigos, no final do Evangelho de hoje, o Senhor nos faz notar que, na verdade, continuamos a viver como os pagãos; como quando nós convidamos, por reciprocidade, apenas aqueles que podem retribuir o convite; quando nós damos apenas para aqueles que podem nos devolver. Mas o estilo de Deus é diferente: O provamos na Santa Eucaristia. Ele nos convida à Sua mesa, que somos precedidos pelos coxos, cegos e surdos; Ele nos convida, a nós que não temos nada para dar. Durante esta Eucaristia, vamos nos deter principalmente por gratidão pelo fato de que Deus existe, Ele é como é, como é que ele é Jesus Cristo, que – embora nós não temos nada para dar e estamos cheios de falhas – convida-nos à Sua mesa e quer sentar à mesa conosco. Mas também queremos ser tocados pelo sentimento de culpa por pagar tão pouco, por viver tão pouco a novidade, o estilo de Deus.

Por isso, iniciamos a Santa Missa pedindo perdão: um perdão que nos muda, que nos fará viver verdadeiramente como Deus, à Sua imagem e semelhança.

___________________


Fotos do “Ratzinger Schülerkreis” em sua edição 2009:

Conferência


Sugestões de artigos