Direto da Sacristia
×
×

Centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife

Postado em 27 novembro 2010por E. Marçal
Santa Missa em memória do áureo jubileu
ocorrerá no próximo dia 05 dezembro

Hoje, o Arcebispo de Olinda e Recife, S.E.R. Dom Antônio Fernando Saburido, presidirá em sua Santa Igreja Catedral a Santa Missa de início das solenidades em comemoração ao centenário da referida Arquidiocese. Na próxima segunda-feira, dia 27, será inaugurada no Shopping Paço Alfândega, antigo convento dos Padres Oratonianos, no Recife Antigo, a exposição sacra com peças, indumentárias e documentos que retratam a história desta Arquidiocese, como também de outras dioceses, e que permanecerão expostos até o dia 15 dezembro. Durante a inauguração, o Coral da Basílica do Carmo executará alguns cantos.

Na manhã do dia 01 dezembro, na sede da Cúria Metropolitana, no Palácio dos Manguinhos, haverá o lançamento do Selo Comemorativo e da revista “100 anos de missão a serviço da vida”. No mesmo dia, às 16h, na Câmama Municipal do Recife, o Sr. Arcebispo receberá o honorífico Título de Cidadão Recifense.

À hora do Angelus do dia 05 dezembro, os sinos de todas as igrejas da Província eclesiástica de Pernambuco repicarão festivamente. Às 17h, no Marco Zero do Recife Antigo, S.E.R. Dom Lorenzo Baldisseri, Núncio Apostólico no Brasil, presidirá Missa, concelebrada pelo Arcebispos e outros prelados brasileiros.

A Prelazia de Pernambuco foi ereta em 15 julho 1614, pela bula “Fasti novi orbis” do Papa Paulo V. Dez anos após, o Papa Urbano VIII a subordinou à então Diocese de São Salvador da Bahia. O Papa Inocêncio XI, em 16 novembro 1676, elevou-a a diocese pela bula “Ad sacram Beati Petri sedem“. Por decreto da Sagrada Congregação Consistorial – hoje Congregação para os Bispos – Olinda foi elevada à arquidiocese em 05 dezembro 1910. Oito anos depois, o Papa Bento XV, na bula “Cum urbis Recife“, inseriu o nome da capital pernambucana ao da Arquidiocese, que passou a denominar-se “Olinda e Recife. Portanto, o então Arcebispo Dom Sebastião Leme Cintra conferiu o título de concatedral à igreja recifense de São Pedro dos Clérigos.

Sugestões de artigos