'

Sobre

Em inúmeros de seus discursos, o Santo Padre Bento XVI tem pedido que a Igreja apresente o Evangelho e o Magistério em uma nova forma de evangelização, devido ao crescente relativismo religioso e doutrinário que são visíveis principalmente em países europeus onde outrora o Cristianismo era mais ávido. Esta vontade do Papa está ainda mais expressa no Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização instituído por ele próprio para guiar os novos procedimentos que deverão ser adotados no anúncio da fé.

A internet também encontra lugar nos pronunciamentos papais, onde é creditada como um forte meio de evangelização, devido não só à velocidade com que são veiculadas as informações, ademais o alcance que ela possui em todo o mundo. Portanto, pensando na necessidade de apresentar os elementos da fé católica e atendendo ao desejo do Santo Padre, foi lançada em agosto de 2010 uma nova página de notícias e artigos relativos à vida e à natureza da Igreja. Em parceria com outros blogs e sites, como também com conteúdo de seus próprios autores, o blog “Direto da Sacristia” tem informado aos seus visitantes elementos do vastíssimo tesouro espírito-cultural católico que normalmente passam despercebidos ou sequer são ensinados, seja por descrédito, seja por falta de quem os elucide.

Por que “Direto da sacristia”?

No sacro ambiente da sacristia, encontram-se todos os membros da Hierarquia eclesiástica, que se preparam para as divinas cerimônias, como também os que, embora não integrem algum grau do sacerdócio ministerial, encontram-se em vias de serem ordenados a ele.

Inegavelmente, a sacristia ocupa um lugar preeminente na vida da Igreja. Em qualquer lugar do mundo, nela reúnem-se purpurados do Sacro Colégio, arcebispos e monsenhores membros dos dicastérios romanos, bispos residentes das centenas de dioceses espalhadas pelo mundo, abades territoriais e superiores dos mais veneráveis mosteiros, priores e provinciais de ordens religiosas, cônegos de antigos cabidos diocesanos, presbíteros e diáconos. Sem sombra de dúvidas, a sacristia assiste ao intercâmbio de notícias da vida da Igreja.

Cardeais se paramentam para a Missa com rito de beatificação do Papa João Paulo II
01 maio 2011 

O brasão que orna o Blog expressa bem tanto o nosso desejo, como esse novo movimento de sensibilidade litúrgica: sobre um plano vermelho, ergue-se um leão, que detém um báculo episcopal. Alude à missão salvífica de Cristo que, apesar de ter perdoado o pecado de todos no intitulado “combate da cruz” (vermelho), conduze a todos e a todos julgará com a docilidade de um pastor (báculo). Sabendo que a Igreja Católica nunca passou por tempos pacíficos duradouros, sempre Cristo a acompanhou misticamente, como o prometera – em situações agitadas, como agora, devemos n´Ele restaurar todas as coisas, como dizia o Papa São Pio X.

Brasão do Blog, cuja divisa foi usada pelo Papa S. Pio X

%d blogueiros gostam disto: