Direto da Sacristia
×
×

Últimas nomeações e renúncias episcopais

Postado em 01 Março 2011por E. Marçal

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé


Nomeação do Arcebispo Metropolitano de Québec
Canadá
22.fevereiro.2011

Mons. Gérald Cyprien Lacroix
Arcebispo eleito de Québec

Vacante desde a nomeação do Cardeal Marc Ouellet para Prefeito da Congregação para os Bispos, O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo Metropolitano de Québec (Canadá) S.E.R. Mons. Gérald Cyprien Lacroix, professo do Instituto Secular Pio X, até agora Bispo titular de Ilta e Auxiliar de Québec (Canadá).

S.E.R. Mons. Lacroix nasceu em 27 julho 1957 em Saint-Hilaire de Dorset, na Arquidiocese de Québec. Em 1975, ingressou no Instituto Secular Pio X e sete anos depois emitiu os votos perpétuos.
Foi ordenado sacerdote em 08 outubro 1988 na paróquia de Notre-Dame-de-la Recrouvance pelo então Auxiliar de Québec, Mons. Maurice Couture.
Foi nomeado Bispo titular de Ilta e Auxiliar de Québec em 07 abril 2009 e recebeu a sagração episcopal em 24 maio seguinte, sendo sagrante principal o Cardeal Marc Ouellet, Arcebispo de Québec, e co-sagrantes o Arcebispo emérito de Québec Maurice Couture e Mons. Gilles Lemay, Auxiliar da mesma Arquidiocese.


Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Renúncia do Arcebispo de Berlim
Alemanha
24.fevereiro.2011

Cardeal Georg Maximilian Sterzinsky
Cardeal-presbítero de San Giuseppe all´Aurelio
Arcebispo emérito de Berlim

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Berlim (Alemanha) apresentada pelo Em.mo Cardeal Georg Maximilian Sterzinsky, em conformidade com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.


Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Renúncia do Patriarca de Antioquia dos Maronitas

Sua Beatitude Nasrallah Pierre Sfeir
Patriarca emérito de Antioquia dos Maronitas

O Santo Padre aceitou, de acordo com a norma do cânon 126 § 2 do Código de Direto Canônico das Igrejas Orientais, a renúncia ao ofício de Patriarca de Antioquia dos Maronitas por Sua Beatitude Em.ma o Sr. Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir.


Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Renúncia e sucessão do Arcebispo de Los Angeles
Estados Unidos da América
01.março.2011

Cardeal Roger Mahony
Cardeal-presbítero dos Ss. Quattro Coronati
Arcebispo emérito de Los Angeles

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Los Angeles (Estados Unidos da América) apresentada pelo Em.mo Cardeal Roger Michael Mahony, em conformidade com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

Mons. José Horácio Gómez
Arcebispo eleito de Los Angeles

Sucedeu-o S.E.R. Mons. José Horácio Gómez, do clero da Prelazia do Opus Dei e da Santa Cruz, até agora Arcebispo Coadjutor da mesma Arquidiocese.

________________________

Comentário do blog: Verdadeiramente foi um golpe nos planos de sucessão do Em.mo Cardeal (agora emérito) de Los Angeles a nomeação, em 16 abril do ano passado, de um bispo do Opus Dei para ser seu Arcebispo Coadjutor, com direito à sucessão imediata. Agora, o Arcebispo eleito terá muito a fazer em uma Igreja com histórico de escândalos de abusos sexuais e modificar a linha teológica do Arcebispo emérito, indubitavelmente representada pela igreja catedral. Rezemos por seu governo episcopal, que ele seja frutuoso e em plena comunhão com o Santo Padre.


Sugestões de artigos