Direto da Sacristia
×
×

Cruz e Ícone da JMJ no Brasil

Postado em 20 setembro 2011por E. Marçal

Com informações do Jovens Conectados
Fotos Flickr da Arquidiocese de São Paulo

Sacerdote da Arquidiocese de São Paulo
mostra a camisa do Evento

Mesmo sem a intenção de criticar alguma coisa em tudo, é de se notar que o nome “Bote Fé” não foi o melhor para intitular as atividades do recebimento da Cruz peregrina e do Ícone da Virgem Maria no Brasil. A expressão é muito utilizada informalmente, até como gíria em alguns grupos pessoas, e não para sugerir uma fé (no sentido estrito da palavra) em algo, mas apenas o desejo de que qualquer coisa aconteça.

Sua Eminência Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
do título presbiteral de S. Andrea al Quirinale

 

Esquecidas as restrições ao nome, é de se admitir o sucesso do número que fiéis (em sua grande maioria jovens) que acorrem ao Campo de Marte, em São Paulo, para o primeiro item no calendário que antecede a Jornada Mundial da Juventude de 2013.
Sua Excelência Dom Farès Maakaroun
Eparca da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso em São Paulo

Estiveram presentes na Santa Missa, presidida às 16h pelo Cardeal-Arcebispo de São Paulo, vários bispos, de rito latino e oriental. Como é permitido em ocasiões especiais, a ofício do XXV Domingo “per anuum” foi substituído pela Missa votiva da Santa Cruz, algo bem sugestivo. O Núncio apostólico no Brasil, S.E.R. Dom Lorenzo Baldisseri, frisou o sentido da cruz para a fé cristã, que “não é um simples objeto de madeira, é Cristo que passa”. O Em.mo Cardeal Scherer, em sua homilia, afirmou que “a cruz é o símbolo de Quem entrega a vida pelos que ama. Mesmo aqueles que não O conhecem ou rejeitam Seu amor”. Ela “é o sinal de nossa pertença a Cristo”.

 

Em pé, à esquerda, o Cardeal Scherer
e, à direita, Dom Eduardo Pinheiro, Auxiliar de Campo Grande
e responsável pelo Setor Juventude da Conferência Episcopal do Brasil
observam montagem da Cruz peregrina

 

A Cruz recebida é a mesma que João Paulo II entregou aos jovens em 1984, para que em torno dela se reunissem os jovens em preparação para as suas Jornadas Mundias. À ela foi somado, em 2003, o ícone da “Salus Populi Romani“, réplica do que é venerado na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore.

Ao fim da Missa, o Arcebispo do Rio de Janeiro lançou oficialmente o site e as redes sociais da JMJ Rio 2013.

Seguidamente, continuaram os shows de cantores católicos, e os Símbolos da Jornada seguiram para a Catedral da Sé.

Sugestões de artigos