Direto da Sacristia
×
×

Neve em Roma e novidades do Consistório

Postado em 04 Fevereiro 2012por E. Marçal

Com a volta das merecidas férias do seminário, voltamos com a atualização do Blog com notícias que movimentam a Igreja.

 Vaticano visto de uma webcam posicionada nos Jardins Vaticanos.

A vista é linda e surpreende.

 

Bento XVI admirando o branco gélido da sua Praça

1. Mais uma vez, a Praça de São Pedro foi tomada com uma espessa camada de neve, resultado de uma das mais baixas temperaturas dos últimos tempos e a mais significativa desde 1986. Segundo a Rádio Vaticano, em função da nevasca que se abate sobre Roma principalmente (fato raro, já que a cidade é de clima temperado), foi cancelada a audiência papal prevista para este sábado, dia 04, na Sala Paulo VI, com milhares de membros do Serviço Missionário de Jovens, movimento italiano também designado como “Jovens da Paz”.

Nem o presépio, nem a Árvore ainda foram desmontados

Foto publicada em perfil de uma rede social

Foto publicada em perfil de uma rede social

Foto publicada em perfil de uma rede social

Foto da internet

Neve em São Pedro

Religiosa cruza a Praça de São Pedro no inverno de 2010

 

Com informações da Associated Press e da Rádio Vaticano.

Por motivos de saúde, o jesuíta Karl Becker não será criado cardeal

no consistório do próximo dia 18

 

2. Para aqueles que acompanham as notícias (mesmo que ainda não temos noticiado nada a respeito), não é nenhuma novidade que no próximo dia 18 de fevereiro o Santo Padre criará 22 novos purpurados, 16 dos quais italianos. No dia seguinte, os cardeais recém-criados concelebrarão a Missa na Festa da Cátedra de São Pedro, excepcionalmente antecipada com a permissão do Papa, tendo em vista que o dia 22 será Quarta-feira de Cinzas. Também como já foi anunciado, o rito será simplificado e a oração da coleta e a final serão do rito de 1969, que põe na boca do Pontífice preces pelo exercício de seu ministério, o que evidencia mais os poderes que Cristo confiou à Igreja e, mais especialmente, a Pedro – se bem que o consistório nunca foi considerado, historicamente, como um rito litúrgico, mas como uma reunião do Papa com os cardeais relativa ao governo da Igreja, como assinalou um comunicado do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice. Pois bem! Sabemos que a lista dos escolhidos inclui o nome de 3 sacerdotes que se destacam na Igreja por relevantes serviços prestados e, como sinal de gratidão – como é comum acontecer, o Papa quis vesti-los como Príncipes da Igreja. Entre eles está o Rev.do Pe. Karl Josef Becker, 83 anos, da Sociedade de Jesus, Docente emérito da Pontifícia Universidade Gregoriana e Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Segundo um comunicado emitido hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé, por motivos de saúde o dito jesuíta não será criado cardeal no curso da cerimônia pública do dia 18, mas em forma privada em outro momento.

(Comentário do editor): Pelo visto, é grave o mal que lhe acomete, visto que aparentemente os dias que antecedem o Consistório são insuficientes para a sua suficiente recuperação para participar da cerimônia.

O mesmo comunicado anunciou que no dia 17 deste mês, todos os cardeais criados e os eleitos são convidados a um dia de reflexão e oração com o Santo Padre, iniciado às 10h com a recitação da Hora Média e finalizado com a recitação das Vésperas, às 17h, entre as quais haverá uma comunicação do Arcebispo Timothy Dolan, cardeal eleito de Nova York, sobre o tema principal: “O anúncio do Evangelho hoje, entre a missio ad gentes e a nova evangelização”, e outra comunicação sobre o Ano da Fé, apresentada pelo Arcebispo Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, que mais uma vez passará por um consistório sem se desfazer da sua batina violácea.

Sugestões de artigos