Direto da Sacristia
×
×
$featured_img_url = get_the_post_thumbnail_url('full');

Indulgência em igreja de missa tridentina

Postado em 19 Março 2012por E. Marçal

Com informações da Diocese de Shrewsbury

Santuário diocesano confiado aos membros do Instituto francês Cristo Rei e Sumo Sacerdote
para a administração dos Sacramentos segundo a forma extraordinária do Rito Romano 

Quando da reabertura do Shrine (Santuário) of Saints Peter and Paul and Saint Philomena, no próximo sábado, dia 24 março, o Papa Bento XVI, pela Penitenciaria Apostólica, concedeu aos fiéis presentes ou que assistam à função uma Bênção Papal enriquecida de Indulgência Plenária.

Os membros e o Fundador do Instituto francês. Todos possuem ipso facto o título de cônegos
e usam a cor azul em sua veste coral em referência à Imaculada Conceição da Virgem Maria

Ademais, como se esse já não fosse um motivo para ser comemorado, há um detalhe, não menos feliz: o dito Santuário, situado  na Diocese de Shrewsbury, será a referência para a celebração da Santa Missa segundo a sua forma extraordinária e a administração dos demais Sacramentos de acordo com o usus antiquor do Rito Romano.

Lê-se no decreto assinado pelo Penintenciário-mor Cardeal Monteiro de Castro:

Mons. Mark Davies, Bispo de Shrewsbury
52 anos 

“A Penitenciaria Apostólica, segundo as faculdades que lhes são concedidas pelo Santo Padre Bento XVI, Papa pela Divina Providência, felizmente concede à Sua Ex.cia Mark Davies, Bispo de Shrewsbury, que, no dia 24 do próximo mês de março, no qual a igreja dos Saints Peter and Paul and Saint Philomena é solenemente confiada aos cuidados pastorais dos membros do Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote, após a oferta do Divino Sacrifício, ele poderá transmitir a todos os fiéis presentes, que,  com suas almas totalmente separadas do apego ao pecado, tomarem parte nos mistérios sagrados, uma Bênção Papal com Indulgência Plenária em anexo, que pode ser lucrada segundo as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice).

Ordenação presbiteral no Instituto presidida pelo Em.mo Cardeal Burke, amigo de longa data do Instituto 

Seminaristas do Instituto recitam o Ofício Divino

Aqueles fiéis que não puderem, por motivo razoável, estar presentes nos ritos sagrados, podem devotamente receber esta Bênção Papal e a Indulgência Plenária, de acordo com as normas, se eles acompanharem os ritos com piedosa intenção da mente por meio do rádio ou da televisão.

Nada obstante em contrário”.

O santuário dos Saints Peter and Paul and Saint Philomena é uma igreja em cruciforme com uma cúpula verde, construído em estilo renascentista e aberta ao culto em 1935.

Mons. Gilles Wach, Fundador e Prior-geral do Instituto Cristo Rei e Sumo Sacerdote
Que já possui o título de cônego, mas tem indulto apostólico para continuar com o monsenhorato
ao qual fora nomeado
“ad tempore”

O Celebrante será o Rev.do Mons. Gilles Wach, o francês fundador do Instituto Cristo Rei e Sumo Sacerdote, e a homilia será proferida pelo Bispo de Shrewsbury.

São esperadas pessoas de diferentes partes do país.

Sugestões de artigos