Cardeal Koch toma posse do seu título diaconal
Da agência Gaudium Press
Cerimônia aconteceu no sábado passado
em igreja de Roma
do título diaconal de Nostra Signora del Sacro Cuore
Presidente do Pontifício Conselho
para a Promoção da Unidade dos Cristãos
De acordo com o Ofício das Celebrações Litúrgicas do Santo Padre, o primeiro Príncipe da Igreja recentemente criado a tomar posse de seu título foi o Em.mo Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Criado para a diaconia romana de Nostra Signora del Sacro Cuore, o purpurado tomou posse de seu título no último 01 janeiro.
Foram aplicadas as rubricas de recepção de um bispo à igreja, com o ósculo do crucifixo, seguido da aspersão da água benta aos mais próximos e oração diante do Santíssimo Sacramento. O cardeal suíço esteve acompanhado do reitor da igreja Don Aldo Marcelo Ricciuti e do capelão da Guarda Suíça Pontifícia, Don Alain de Raemi, entre outros sacerdotes e autoridades.
Durante sua homilia, ele deteve-se na causa que motiva a promoção da unidade cristã: o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Também explicou a missão dos que formam o Colégio Cardinalício, de serem “uma expressão exterior de uma realidade interior da Igreja”: a administração dos fiéis.
Ao fim da missa, procedeu-se à leitura do “Regito” e a assinatura dos presentes, entre eles o comandante da Guarda Suíça, Daniel Rudolf Anrig, e do oficial do Pontifício Conselho, Don Mark Langham.
Nostra Signora del Sacro Cuore foi instituída como título cardinalício pelo Papa Paulo VI em 05 fevereiro 1965, mediante a Constituição Apostólica “Sollicitudo omnium Ecclesiarum”.