Direto da Sacristia
×
×

Cardeal Koch toma posse do seu título diaconal

Postado em 04 Janeiro 2011por E. Marçal


Da agência Gaudium Press

Fotos da Catholic Press Photo

Cerimônia aconteceu no sábado passado em igreja de Roma

Cardeal Kurt Koch
do título diaconal de Nostra Signora del Sacro Cuore
Presidente do Pontifício Conselho
para a Promoção da Unidade dos Cristãos


Conforme o costume, os cardeais recém-criados pelo Papa devem tomar posse de seu título, mediante a presença na dita igreja e a apresentação da bula papal de nomeação. Diferentemente dos cardeais-bispos e cardeais-presbíteros, que apesar de possuírem um título, não podem interferir de algum modo na vida da igreja a si intitulada, os cardeais-diáconos – que são membros da Cúria Romana e trabalham em algum dicastério em funções importantes – desempenham frequentes serviços eclesiásticos em seus títulos, semelhantemente aos sacerdotes que anteriormente eram nomeados cardeais e eram párocos na Cidade Eterna.

De acordo com o Ofício das Celebrações Litúrgicas do Santo Padre, o primeiro Príncipe da Igreja recentemente criado a tomar posse de seu título foi o Em.mo Cardeal Kurt Koch, presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Criado para a diaconia romana de Nostra Signora del Sacro Cuore, o purpurado tomou posse de seu título no último 01 janeiro.

Foram aplicadas as rubricas de recepção de um bispo à igreja, com o ósculo do crucifixo, seguido da aspersão da água benta aos mais próximos e oração diante do Santíssimo Sacramento. O cardeal suíço esteve acompanhado do reitor da igreja Don Aldo Marcelo Ricciuti e do capelão da Guarda Suíça Pontifícia, Don Alain de Raemi, entre outros sacerdotes e autoridades.

O purpurado oscula o crucifixo apresentado pelo reitor da igreja

Durante sua homilia, ele deteve-se na causa que motiva a promoção da unidade cristã: o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Também explicou a missão dos que formam o Colégio Cardinalício, de serem “uma expressão exterior de uma realidade interior da Igreja”: a administração dos fiéis.

O Cardeal assina o termo de posse

Ao fim da missa, procedeu-se à leitura do “Regito” e a assinatura dos presentes, entre eles o comandante da Guarda Suíça, Daniel Rudolf Anrig, e do oficial do Pontifício Conselho, Don Mark Langham.

Fachada da igreja Nostra Signora del Sacro Cuore
situada na Piazza Navona

Nostra Signora del Sacro Cuore foi instituída como título cardinalício pelo Papa Paulo VI em 05 fevereiro 1965, mediante a Constituição Apostólica “Sollicitudo omnium Ecclesiarum”.

Sugestões de artigos