Direto da Sacristia
×
×
$featured_img_url = get_the_post_thumbnail_url('full');

Bento XVI terá conta pessoal no Twitter

Postado em 30 Março 2012por E. Marçal

Com informações da agência Gaudium Press

 

Gustavo Entrala é assessor da Santa Sé para as novas tecnologias

 

Antes do próximo verão europeu, ou seja, antes do fim deste ano, o Papa Bento XVI terá uma conta pessoal na rede social Twitter, garantiu o espanhol Gustavo Entrala, assessor da Santa Sé no uso de novas tecnologias.

Segundo Entrala, a conta já tem seus detalhes em fase de conclusão e facilitará enormemente a proximidade do Papa com os fiéis, que por ela poderá abençoá-los “durante as festividades mais importantes do ano, ou lançar uma mensagem de apoio quando ocorra alguma catástrofe”. Para ajudar nesta iniciativa, representantes oficiais da empresa viajaram da Califórnia até o Vaticano. Contudo, o uso da ferramenta será moderado para evitar uma grande quantidade de mensagens, porque isso faz com que se perca no Twitter o efeito desejado.

Bento XVI e seu primeiro “tweet” no lançamento do novo canal de comunicação do Vaticano

Bento XVI, garante seus colaboradores, sempre foi entusiasta de novas tecnologias. Já, inclusive, exortou aos padres fazerem uso da internet para evangelizar, dado o seu alcance instantâneo. Em julho do ano passado, o vimos empolgado e curioso, ao lidar com um tablet quando do lançamento do canal oficial de comunicação do Vaticano, o News.va, que é um atalho para todos os meios de comunicação da Santa Sé, jornal, sala de imprensa, emissoras de rádio e televisão e agências de notícias. Na inauguração do novo endereço, Bento XVI disse no primeiro “tweet” de um Papa: “Dear Friends, I just launched http://news.va. Praised be our Lord Jesus Christ! With my prayers and blessings, Benedictus XVI“. Em português: “Queridos amigos, acabei de lançar o http://news.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Bento XVI”.

Gustavo Entrala é cofundador da agência de publicidade 101rpm e em uma carta, se dispõe a auxiliar o Vaticano com seus conhecimentos em novas tecnologias. A resposta só veio 5 meses depois, solicitando a ele uma exposição sobre comunicação digital no Vaticano. Desde então, Entrala regularmente recolhe informações sobre a produção intelectual de católicos na internet e comunica seu relatório à Santa Sé; ademais, tem ajudado nas novas iniciativas da Igreja para evangelizar on-line, colaborando, inclusive na montagem do News.va.

Atualmente, até as 11h (horário de Brasília), com contas pessoais no Twitter, os Cardeais Odilo Scherer tem 11.563 seguidores; Angelo Scola, 6.019; Timothy Dolan, 767. A conta do News.va, com o maior número de seguidores, possui 84.647.

Sugestões de artigos