Direto da Sacristia
×
×

Novos Arcebispo e Auxiliar de Porto Príncipe

Postado em 12 Janeiro 2011por E. Marçal
Há examente um ano do terremoto que atingiu e devastou parte do Haiti e vitimou, entre outras milhares de pessoas, o Arcebispo da capital do país, o Santo Padre nomeou um novo Arcebispo e um novo Bispo Auxiliar para Porto Príncipe – S.E.R. Mons. Joseph Lafontant, Bispo Auxiliar, não pereceu no desastre.

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Nomeação do Arcebispo de Port-au-Prince
Haiti


O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo de Port-au-Prince (Haiti) S.E.R. Guire Poulard, até agora Bispo de Les Cayes.

Mons. Poulard
Arcebispo nomeado de Port-au-Prince

S.E.R. Guire Poulard nasceu em 06 janeiro 1942 em Delatte (Petit-Goâve), na Arquidiocese de Port-au-Prince. Foi ordenado sacerdote em 25 junho 1972 para a Arquidiocese de Port-au-Prince. Foi eleito Bispo de Jacmel em 25 fevereiro 1988, e foi sagrado em 15 maio sucessivo. Em 29 março 2009, foi transferido para a Sede episcopal de Les Cayes.

Nomeação de Auxiliar de Port-au-Prince
Haiti


O Santo Padre nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Port-au-Prince o Rev.do Mons. Glandas Marie Erick Toussaint, do clero da diocese de Port-au-Prince, até agora Pároco da Catedral e Diretor da Caritas de Port-au-Prince, concedendo-lhe a sede titular episcopal de Senez.

O Rev.do Mons. Toussaint nasceu em 19 maio 1965 em Grande Savane, na Arquidiocese de Port-au-Prince. Depois dos estudos secundários no Collège Saint-Martial de Port-au-Prince, ingressou no Seminário Maior Nacional Notre-Dame d´Haiti, onde percorreu toda a sua formação ao sacerdócio, obtendo o bacharelado em Teologia.
Foi ordenado sacerdote em 13 novembro 1994 para a Arquidiocese de Port-au-Prince.
Depois da ordenação sacerdotal, desempenhou os seguintes encargos ministeriais: Vigário paroquial da Catedral
Port-au-Prince de 1994 a 2000; em seguida, Pároco da Paróquia da Assunta em Petit-Goâve de 2005 a 2007.
Desde 2007 é Pároco da Catedral e, contemporaneamente, desde 2008, Diretor da Caritas de
Port-au-Prince.

_____________

Rezemos a Deus pelo governo pastoral do novo Arcebispo de Porto Príncipe, na reconstrução não só do aspecto físico de sua Arquidiocese – até mesmo de sua Catedral, que já não existe – mas também da esperança de seu rebanho. O agora nomeado Auxiliar de Porto Príncipe viu sua a igreja paroquial – a Catedral – desmoronar. Que o Senhor os sustente.

Hoje foi oficiada missa em sufrágio das almas das vítimas do terremoto, presidida pelo Em.mo Cardeal Robert Sarah, Presidente do Pontifício Conselho “Cor Unum” e Enviado Especial do Santo Padre. Com o purpurado, Bento XVI enviou a doação de 1,2 milhão de dólares aos haitianos desabrigados, dos quais, 400 mil serão destinados à construção ou reforma das igrejas. Na missa foi lida a mensagem pontifícia enviada para a ocasião.

Na Basílica Santa Maria Maggiore, o Em.mo Cardeal Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade, presidiu missa em sufrágio das vítimas.


Sugestões de artigos