Direto da Sacristia
×
×

Fotos das últimas cerimônias presididas pelo Papa

Postado em 05 novembro 2011por E. Marçal

 Fotos da Day Life

Um dia após a Igreja fazer memória e rezar missas em sufrágio dos fiéis falecidos, em Roma o Santo Padre Bento XVI oficiou às 11h30 (locais), conforme o costume, a cerimônia em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos desde novembro do ano passado, que “concluíram suas peregrinações terrestres”, os Purpurados Urbano Navarrete, S.I.,Michele Giordano, Varkey Vithayathil, C.SS.R., Giovanni Saldarini, Augustín García-Gasco Vicente, Georg Maximilian Sterzinsky, Kazimierz Swiatek, Virgílio Noè, Aloysius Matthew Ambroziac e Andrzej Maria Deskur. No Brasil, lembramos muitos bispos que adormeceram no Senhor, entre eles S.E.R. Dom Bruno GamberiniDom Manoel PestanaDom Clemente Isnard, e outros.

A Missa foi rezada no Altar da Cátedra, concelebrada por diversos cardeais e bispos presentes em Roma. Conforme é conhecido, foram usados paramentos vermelhos.

Ontem, dia 04, memória litúrgica de São Carlos Borromeu, o Papa presidiu às 17h30 (locais) na Basílica Vaticana o ofício de Vésperas para o início do ano acadêmico das Universidades Pontifícias. Novamente foi usada, diferentemente do dia 04, a plataforma que poupa Bento de esforços dispensáveis.

Sobre os sacerdotes, Bento XVI disse que são chamados ao ministério “não por vergonhoso interesse”, nem por méritos particulares, mas é o dom de acolher e a ele responder dedicando-se não a um próprio projeto, mas àquele de Deus. “Não se deve esquecer que se entra no sacerdócio através do Sacramento da Ordenação e isto significa abrir-se à ação de Deus.

Sugestões de artigos