Direto da Sacristia
×
×

Renúncia e nomeação do Arcebispo de Uberaba

Postado em 07 Março 2012por E. Marçal

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

 

Sua Ex.cia Dom Aloísio Oppermann
Polêmicas a respeito da aplicação do Summorum Pontificum em Uberada:
a assembleia “deve entender latim” 

O Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Uberaba apresentada por Sua Ex.cia Dom Aloísio Roque Oppermann, professo da Congregação  dos Padres do Sagrado Coração, em conformidade ao cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

Sua Ex.cia Dom Paulo Peixoto, 61 anos
Arcebispo eleito de Uberaba 
A sede do canal Rede Vida em São José do Rio Preto o fez conhecido em todo o Brasil

O Papa nomeou Arcebispo Metropolitano de Uberaba Sua Ex.cia Dom Paulo Mendes Peixoto, até agora Bispo de São José do Rio Preto.

Sua Ex.cia Dom Paulo Peixoto nasceu em 25 fevereiro 1951, na localidade de Imbé, diocese de Caratinga, Estado de Minas Gerais. Para os estudos de Filosofia e Teologia, frequentou o Seminário São Pio X em Caratinga (1974-1977). Depois obteve a Licença em História na Faculdade de Caratinga (1974-1977) e em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1984-1985).

Recebeu a ordenação sacerdotal em 08 dezembro 1979 para a diocese de Caratinga, na qual exerceu os seguintes cargos, entre outros: Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; professor de Direito Canônico no Seminário e Juiz no Tribunal Eclesiástico diocesano.

Além disso, esteve entre os fundadores da Sociedade Brasileira dos Canonistas, onde recebeu o cargo de Secretário.

Em 07 dezembro 2005 foi nomeado Bispo de São José do Rio Preto e recebeu a sagração episcopal em 25 fevereiro 2006, da qual foi sagrante principal Sua Ex.cia Dom Hélio Gonçalves Heleno, então Bispo de Caratinga, assistido pelos consagrantes Suas Ex.cias Dom José Eugênio Corrêa, Bispo emérito de Caratinga, e Dom Odilon Guimarães Moreira, Bispo de Itabira-Fabriciano.

O Arcebispo eleito deverá encaminhar à Santa Sé o pedido de receber o pálio arquiepiscopal no próximo dia 29 junho.

Orações por seu governo em Uberaba.

Sugestões de artigos