Direto da Sacristia
×
×
$featured_img_url = get_the_post_thumbnail_url('full');

Bento XVI reza Vésperas com Rowan Williams

Postado em 13 Março 2012por E. Marçal

Com imagens da Zimbio e da Day Life
Informações da Rádio Vaticano e da G1

João Paulo II, na cerimônia da Abertura da Porta Santa do Jubileu do Ano 2000.
À sua direita, o Arcebispo anglicano George Carey, e à sua esquerda, um delegado ortodoxo

João Paulo II e o Arcebispo Robert Runcie em cerimônia na Catedral de Cantebury em 1982

Pela terceira vez, um chefe da Igreja Anglicana rezou com um Papa na igreja romana dos Santi Andrea e Gregorio  al Celio. O Papa João Paulo II se encontrou ali e rezou com os arcebispos Robert Runcie, em 1989, e George Carey, em 1996.

Igreja dos Santi Andrea e Gregorio in monte Celio e o anexo mosteiro camaldulense
Inicialmente foi a casa do Papa Gregório I, que a transformou em mosteiro dedicado a Santo André.
Em 1573, os camaldulenses, com a ajuda do Cardeal Borghese,
reformaram a igreja e o pequeno mosteiro então abandonados

Cátedra usada por Gregório I e conservada na igreja homônima

Os mil anos da Casa Mãe dos Camaldulenses, anexa à igreja de San Gregorio, foi o motivo do encontro de Bento XVI com o Dr. Rowam Williams, 104º Arcebispo de Cantebury e Primaz da Inglaterra e da Comunhão Anglicana, no último sábado, dia 10. Deste mosteiro que foi a casa de São Gregório Magno, em 597 este mesmo Papa enviou sob a guia de Santo Agostinho de Cantuária os 40 monges às então pagãs terras britânicas. Ademais, os laços dos camaldulenses com os anglicanos foram ainda mais reforçados com a relação constante desde o Concílio Vaticano II.

Ao chegar às escadarias da igreja, Bento XVI foi recebido por seu Cardeal-vigário
e pelo Prior local, Robert Hale 

Embora a memória litúrgica de São Gregório ocorra no dia 03 setembro no reformado Missal Romano, as Vésperas foram oficiadas numa antecipação da comemoração do Trânsito (morte) de São Gregório I, dia de seu ofício no Missal do rito antigo. Com paramentos roxos, foram celebradas  as Vésperas do III Domingo da Quaresma. Tanto o Pontífice quanto o Arcebispo anglicano, estavam paramentados; contudo, o Santo Padre presidiu a celebração na cátedra e Sua Graça assistiu ao ofício do lado direito do altar. Diferentemente, em sua visita à Inglaterra, Bento XVI ficou ao lado do Dr. Rowan William durante um ofício celebrado na Catedral de Cantebury.

Após a salmodia e a leitura breve, Bento XVI proferiu sua homilia, destacando aquela presença de católicos e anglicanos como um encontro fraterno e, sobretudo, um estímulo rumo à unidade.

Seguidamente, o Arcebispo Williams proferiu sua homilia, ressaltando aquela oração como ato de honra às figuras de Santo Agostinho de Cantuária e de São Gregório, a quem os anglicanos também veneram. E, semelhantemente à intenção do Papa, afirmou que, tendo as duas Igrejas um antepassado comum, estão trabalhando para que a relação entre elas “seja de novo plena, sacramental e visível”.

Ao final, apenas o Santo Padre concedeu a bênção. Antes, foram acesos dois círios e depositados um ícone e uma cruz céltica em pedra vindos da Inglaterra, numa capela da mesma igreja que será um local de preces para os anglicanos em Roma. Por algum motivo, ainda desconhecido, o Mons. Guido Marini não esteve presente; estava no México, detalhando os últimos preparativos para a viagem papal àquele país. Seu ofício de mestre-de-cerimônias foi desempenhado pelo primeiro do Corpo dos cerimoniários pontifícios, Mons. Francesco Camaldo, auxiliado por Mons. Krajewski Konrad, segundo na lista dos Oficiais do Departamento para as Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Bento XVI e Rowan Williams em audiência no Palácio Apostólico

Na manhã do mesmo sábado, Sua Graça o Dr. Rowan Williams foi recebido em audiência privada por Sua Santidade, onde foram pautadas a situação dos cristãos no Oriente Médio e a preparação do Sínodo para a Nova Evangelização, que vai decorrer no próximo mês de outubro, no Vaticano.

  1. Bento XVI mura Rowan Williams
  2. Irms Caridade rezam Vsperas
  3. Rowan Williams saudao Papa
  4. Rowan Williams capa Vsperas
  5. Bento XVI bno Vsperas

Sugestões de artigos