Presidente da CEI e Secretário do Colégio
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Sua Eminência Cardeal Bagnasco, 69 anos
Mesmo sendo de grande confiança de Bento XVI, o Cardeal Bertone não foi capaz
de favorecer um outro nome para a presidência da maior conferência episcopal do mundo (com 502 membros)
O Santo Padre Bento XVI confirmou Presidente da Conferência Episcopal Italiana, para o próximo quinquênio, Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova.
Segundo o vaticanista Sandro Magister, quando o Cardeal Bertone foi nomeado em 2006 como Secretário de Estado de Sua Santidade, tentou fazer por onde reformar a cúpula da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e ter próximos seus em grandes cargos, como aconteceu no Vaticano. E para impedir que o Cardeal Bagnasco fosse o sucessor do Cardeal Ruini, apresentou um nome de sua confiança: Benigno Papa, então Arcebispo de Taranto, hoje emérito. Após 5 anos de governo, o nome de Bagnasco foi mais uma vez confirmado para esse cargo, nomeação que depende do próprio Pontífice e não, portanto, resultado de uma eleição, como acontece em outras conferências episcopais, como a do Brasil.
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Sua Ex.cia Mons. Baldisseri acumula mais uma Secretaria vaticana
O Santo Padre nomeou Secretário do Colégio Cardinalício Sua Ex.cia Mons. Lorenzo Baldisseri, Arcebispo titular de Diocletiana, Secretário da Congregação para os Bispos.