Direto da Sacristia
×
×

Presidente da CEI e Secretário do Colégio

Postado em 07 Março 2012por E. Marçal

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

 

Sua Eminência Cardeal Bagnasco, 69 anos
Mesmo sendo de grande confiança de Bento XVI, o Cardeal Bertone não foi capaz
de favorecer um outro nome para a presidência da maior conferência episcopal do mundo (com 502 membros)

O Santo Padre Bento XVI confirmou Presidente da Conferência Episcopal Italiana, para o próximo quinquênio, Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Cardeal Angelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova.

Segundo o vaticanista Sandro Magister, quando o Cardeal Bertone foi nomeado em 2006 como Secretário de Estado de Sua Santidade, tentou fazer por onde reformar a cúpula da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e ter próximos seus em grandes cargos, como aconteceu no Vaticano. E para impedir que o Cardeal Bagnasco fosse o sucessor do Cardeal Ruini, apresentou um nome de sua confiança: Benigno Papa, então Arcebispo de Taranto, hoje emérito. Após 5 anos de governo, o nome de Bagnasco foi mais uma vez confirmado para esse cargo, nomeação que depende do próprio Pontífice e não, portanto, resultado de uma eleição, como acontece em outras conferências episcopais, como a do Brasil.

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Sua Ex.cia Mons. Baldisseri acumula mais uma Secretaria vaticana

O Santo Padre nomeou Secretário do Colégio Cardinalício Sua Ex.cia Mons. Lorenzo Baldisseri, Arcebispo titular de Diocletiana, Secretário da Congregação para os Bispos.

Sugestões de artigos