Direto da Sacristia
×
×

Novo Arcebispo de Campinas

Postado em 15 Fevereiro 2012por E. Marçal

Com informações do Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Dom Airton José dos Santos
Arcebispo eleito de Campinas
55 anos

O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo Metropolitano de Campinas Sua Ex.cia Dom Airton José dos Santos, transferindo-o da sede episcopal de Mogi das Cruzes.

Sua Ex.cia Dom Airton José dos Santos nasceu em 25 junho 1956 em Bom Repouso, no Estado de Minas Gerais, na Arquidiocese de Pouso Alegre. Frequentou o curso do Filosofia na FAI – Faculdades Associados do Ipiranga e o de Teologia na Pontifícia Faculdade Teológica Nossa Senhora da Assunção da Arquidiocese de São Paulo. Conseguiu a licença em Direito Canônico na Pontificia Università Gregoriana.

Em 08 dezembro 1985, recebeu a ordenação sacerdotal, exercendo os seguintes cargos, entre outros: Reitor do Seminário filosófico (1987-1997) e Pároco da Catedral de Santo André (1997-2001).

Em 19 dezembro 2001, foi eleito Bispo titular de Felbes e Auxiliar de Santo André, recebendo a sagração episcopal em 02 março 2002, tendo como sagrante principal Sua Ex.cia Dom Décio Pereira, então Bispo de Santo André, e consagrantes Suas Ex.cias Dom David Picão, Bispo emérito de Santos, e Dom Manuel Parrado Carral, então Auxiliar de São Paulo.

Em 04 agosto 2004, foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes.

Em âmbito regional, é Secretário da Conferência Episcopal do Estado de São Paulo e Presidente da Comissão de Liturgia; em âmbito nacional, é Presidente da Comissão Episcopal para os Tribunais Eclesiásticos de segunda estância e Membro da Comissão Episcopal para a implementação do Acordo Brasil-Santa Sé.

* * *

Orações por seu ministério e votos de que o exerça na fidelidade à Igreja.

Sugestões de artigos