Direto da Sacristia
×
×

A cerimônia do Consistório de amanhã

Postado em 18 Fevereiro 2012por E. Marçal


Cardeal Burke recebe o barrete vermelho e a Bula de sua criação cardinalícia
20 novembro 2010

Às 10h30 de Roma (7h30 pelo horário de Brasília), o Santo Padre Bento XVI dará início à cerimônia do Consistório para a criação de novos cardeais (assista ao vivo pelo CTV). Como já foi explicado, a cerimônia deste ano tem algumas modificações concernentes às orações da Coleta e a de conclusão (do rito de 1969), à brevidade da Liturgia da Palavra (que só compreende a leitura do Evangelho sobre o pedido de Tiago e João feito a Cristo), à junção de todos os ritos (entrega do barrete e do anel cardinalícios e a concessão do Título ou da Diaconia) no mesmo dia, e o voto para as 7 causas de canonizações ao fim da cerimônia.

Com tradução portuguesa nossa (e, portanto, não oficial, mas com o texto do Evangelho segundo a edição aprovada para o Brasil), dispomos à consulta dos visitantes o livreto da cerimônia, não obstante, todos os direitos reservados ao Vaticano.

(atualização eventualmente necessária do Adobe Flash)

A visita de cortesia aos novos Cardeais (conhecida como visita “di calore“, dado o ânimo festivo da ocasião) será neste mesmo dia 18, das 16h30 às 18h30 (locais), nos lugares indicados para cada neo-Cardeal:

Cardeal Amato recebe os cumprimentos de uma religiosa
In calore” 21 novembro 2010

Sala Paulo VI  

No átrio: Cardeais João Braz de Aviz, Edwin Frederick O´Brien, George Alencherry, Lucian Mureşan, Julien Ries, Prosper Grech, O.S.A.

Na Sala: Cardeais Francesco Coccopalmerio, Thomas Christopher Collins, Dominik Duka, O.P., Willem Jacobus Eijk, Giuseppe Betori, Timothy Michael Dolan, Rainer Maria Woelki, John Tong Hon

Palácio Apostólico

Sala Régia: Cardeais Fernando Filoni, Manuel Monteiro de Castro, Giuseppe Bertello

Lapidaria: Cardeais Santos Abril y Castelló, Antonio Maria Vegliò

Sala Ducal: Cardeais Domenico Calcagno, Giuseppe Versaldi

Sugestões de artigos