Direto da Sacristia
×
×

Novo Bispo de Lourdes

Postado em 11 Fevereiro 2012por E. Marçal

A nomeação foi tão providencial, que é quase impossível cogitar qualquer coincidência na publicação hodierna do nome do novo Bispo de Tarbes e Lourdes, na Festa do título homônimo da Diocese.

Com informações do Boletim da Sala de Impressa da Santa Sé

O Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Tarbes e Lourdes (França) apresentada por Sua Ex.cia Mons. Jacques Perrier, em conformidade ao cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.

À direita, Mons. Brouwet, 49 anos, de perfil conservador,

é uma esperança da Igreja na França

O Papa nomeou Bispo de Tarbes e Lourdes Sua Ex.cia Mons. Nicolas Brouwet, até agora Bispo titular de Simidicca (n.e. diocese extinta na atual Tunísia) e Auxiliar de Nanterre (França).

Sua Ex.cia Mons. Brouwet nasceu em 31 agosto 1962 em Suresnes, na diocese de Nanterre. Após estudos universitários, ingressou no Pontifício Seminário Francês de Roma. Frequentou os estudos de Filosofia e de Teologia na Pontificia Università Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote em 27 junho 1992 para a diocese de Nanterre.

Eleito Bispo titular de Simidicca e nomeado Auxiliar de Nanterre em 11 abril 2008, foi sagrado em 29 junho sucessivo.


Mons. Brouwet admira e é fiel à liturgia tradicional. Mesmo não sendo sua nova Diocese de grande destaque territorialmente, Tarbes e Lourdes destaca-se em nome do Santuário da Virgem. Observando o perfil do Bispo eleito, notamos um sinal da renovação do episcopado mundial executada por Bento XVI, mesmo sabendo que nem sempre sua vontade é feita. 

A diocese de Tarbes recebeu a adição “e Lourdes” em 1912.

Mons. Brouwet preside ordenação presbiteral

de um membro da Fraternidade de São Vicente Ferrer,

na Abadia de La Röe em Mayenne, França

Rezemos para que, mais do que nunca sob os auspícios da Rainha do Céu, o novo Bispo seja fiel ao seu ministério e no exercício deste, contribua com a renovação da fé na França, que, não obstante, ainda é a filha primogênita da Igreja.

Sugestões de artigos