Capítulo elege novo Abade Geral dos Cistercienses
Da agência Zenit
Mauro-Giuseppe Lepori foi eleito
por abades e abadessas congregados na Itália
Rev.do Pe. Mauro-Giuseppe Lepori
Abbas generalis Ordinis Cisterciensis
Nascido em 1959, o novo superior geral ingressou na Abadia de Hauterive em 1984. Pronunciou seus primeiros votos monásticos dois anos depois e, em 1989, fez sua profissão solene. Ordenado sacerdote em 10 junho 1990, foi Mestre de Noviços até sua eleição como 59º abade de Hauterive, em 16 maio 1994, quando recebeu a bênção abacial no dia 29 junho seguinte. É licenciado em Filosofia e em Teologia pela Universidade de Friburgo (Suíça).
Seu governo estende-se, segundo dados de 2009, a 122 casas e mais de 1.900 monges e monjas de observância comum. Entre outros desafios, o Abade-geral terá de trabalhar para a reunificação dos ramos cistercienses, os observantes comuns e os de estrita observância; os últimos, conhecidos por trapistas, contam com 175 casas e cerca de 3.600 religiosos, entre homens e mulheres. Também, terá de combater o envelhecimento das comunidades e a falta de vocações na Europa.
Em 1998, por ocasião dos 900 anos desde que o abade Roberto de Molesmes se instalou em Cîteaux – que deu origem à Ordem de Cister, o Venerável João Paulo II lançou um convite à reunificação dos ramos cistercienses, que seguem a Regra Beneditina.
Como é tradição, o Rev.do Dom Mauro Lepori assumiu o cargo imediatamente e une-se à Casa Generalícia, em Roma.