'

Próximas datas no episcopado

Postado em 17 setembro 2011 by E. Marçal

Algumas sagrações episcopais, renúncias e início de ofício na Cúria Romana e posses canônicas

Sagração episcopal

Arquidiocese de Urbino, Itália

17 setembro

Hoje

Do Mons. Giovanni Tani, de 64 anos, até 24 junho passado Reitor do Pontifício Seminário Romano, eleito Arcebispo de Urbino-Urbania-Sant´Angelo in Vado.

É sagrante principal o Em.mo Vigário de Sua Santidade para a Cidade de Roma, o Cardeal Agostino Vallini. São co-sagrantes primeiros S.E.R Mons. Francesco Lambiasi, Bispo de Rimini (para a qual foi ordenado presbítero o Bispo eleito) e S.E.R. Mons Francesco Marinelli, Arcebispo emérito de Urbino-Urbania-Sant´Angelo in Vado.

A cerimônia será iniciada às 16h locais, na Santa Igreja Catedral de Santa Maria Assunta, em Urbino, ao mesmo tempo em que ocorrerá a posse canônica da Arquidiocese logo que o Mons. Tani for sagrado.

 

*

 

24 setembro

Do Mons. Gilson Andrade da Silva, de 45 anos, do clero da diocese de Petrópolis, até o dia 27 junho Reitor do Seminário da mesma Diocese, eleito Bispo titular de Noba e Auxiliar do Arcebispado de São Salvador da Bahia.

É sagrante principal S.E.R. Dom Filippo Santoro, Bispo de Petrópolis. São co-sagrantes S.E.R. Dom Murilo Krieger, Arcebispo de São Salvador da Bahia, e S.E.R. Dom Alano Pena, Arcebispo de Niterói.

A cerimônia será iniciada às 10h, na Santa Igreja Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis.

 

*

 

Ingresso solene na diocese

Arquidiocese de Milão, Itália

25 setembro

De Sua Eminência o Cardeal Angelo Scola, de 69 anos, do título presbiteral dos Santos Doze Apóstolos, como Arcebispo de Milão na Santa Igreja Catedral.

Embora prevista nas leis canônicas, pouco é oficiada a posse canônica de um cargo eclesiástico por meio de um procurador. Quis o novo Arcebispo de Milão tomar posse de sua Catedral no dia 09 passado por meio de seu procurador S.E.R. Mons. Carlo Roberto Maria Radaelli, Bispo titular de Lambesi, Auxiliar da mesma Arquidiocese.

Dois sacerdotes do clero de Veneza (da qual era Scola anteriormente Patriarca), Mons. Meneguolo e Mons. Perini, leram a carta em que foi nomeado o Ex.mo Mons. Radaelli procurador do Cardeal Scola para antecipar-lhe a sua posse canônica. Depois o chanceler do Arcebispado, Mons. Mosconi, leu a bula de nomeação do novo Arcebispo. Posteriormente, em nome do Arcebispo eleito, o Procurador sentou-se na cátedra episcopal ambrosiana, enquanto a assembleia vibrava de alegria e dobravam os sinos do Duomo de Milão.

 

*

 

Posse canônica

Prelazia de Coari, Brasil

23 outubro

 

S.E.R. Dom Marek Marian Piatek, de 56 anos, polonês professo da Congregação do Santíssimo Redentor, ordenado em 12 agosto passado, será instalado como Prelado de Coari, Amazonas, Brasil.

A Prelazia está vacante desde que S.E.R. Dom Joércio Gonçalves Perreira pediu, 22 julho 2009 e aos 55 anos, renúncia ao cargo segundo o § 2 do cânon 401 do Código de Direito Canônico.

*

Cúria Romana

Atualizações

01 outubro

 

O Em.mo Sr. Cardeal Giovanni Lajolo, da diaconia de Santa Maria Liberatrice a Monte Testaccio, apresentará renúncia ao cargo de Presidente do Governadorato da Cidade do Estado do Vaticano e de Presidente da Pontifícia Comissão para a Cidade do Estado do Vaticano.

 

Para ocupar os cargos vacantes, S.E.R. Mons. Giuseppe Bertello, Arcebispo titular de Urbs Salvia, será transferido do cargo de Núncia na Itália.