'

Festa da Patrona do Seminário de Olinda

Postado em 16 outubro 2010 by E. Marçal

E quanto a ser seminarista diocesano…

Postado em 11 agosto 2010 by E. Marçal

Para compreender o preço de ser seminarista de Olinda

 

Seminário de Olinda

 

Mesmo passados dois anos do meu ingresso no seminário da Arquidiocese de Olinda e Recife, confesso que ainda hoje estranho o lugar onde estou. Não! Não que eu esteja aqui contra a minha vontade. Certamente, quando eu desejava torna-me um frade carmelita, nem considerava a longínqua ideia de abandonar o interesse pela vida religiosa e fazer-me um seminarista secular – mesmo sabendo que a vontade de ser ordenado sacerdote era milhares de vezes maior do que a de ser professo da Ordem do Carmo.Os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos, nem os Seus pensamentos, os nossos pensamentos. Estão aqueles longe destes, quanto o céu está distante da Terra. Incontáveis vezes ouvi essas palavras do profeta Isaías e, à medida que passam os dias como seminarista, comprovo a incontestável veracidade desses dizeres. Sim! Pois estar em um seminário diocesano depois de pensar que o padre secular não possuía em si nenhuma espiritualidade, é realmente impressionante. E isso aconteceu comigo. Cá estou e vejo, apesar das pedras pelo caminho, que desejo deter-me na cura e salvação das almas. Digo assim até quando sentir o chamado de Deus tão constante como as batidas de meu coração. Espero que não esteja sendo aos caríssimos leitores demasiado piegas. É que não vejo outra forma de falar da magnífica vocação ao sacerdócio e o exercício do ministério presbiteral, sem antes recorrer ao mais profundo sentimento.

Tenho dito isso até aqui, para dar início a artigos sobre o famoso Seminário de Olinda, ou Seminário Arquiepiscopal da Cidade de Olinda, como já foi tratado. Nos dados artigos, serão apresentados os motivos e a data de sua fundação, os movimentos revolucionários que aqui tiveram sede, assim como os ilustres clérigos de quem essas seculares paredes são testemunhas e que tiveram suma importância na Hierarquia eclesiástica da Terra de Santa Cruz.

Espero cativar os caríssimos leitores desse blog recente, mas que me tem surpreendido com os permanentes acessos de praticamente todos os cantos da Cristantade. Quero mostrar a todos a causa de que, sendo seminarista da “tão cara Arquidiocese de Olinda e Recife” (Papa Bento XVI), é inadiável e pesado o compromisso de honrar a história de tão nobre seminário, como o é o Seminário Arquiepiscopal da Cidade de Olinda.

Acompanhem os artigos semanais!