Direto da Sacristia
×
×

Caminho Neocatecumenal permanece no Japão

Postado em 21 Março 2011por E. Marçal

Através das estatísticas deste “Direto da sacristia“, foi possível perceber um certo interesse pelas discussões entre o episcopado japonês e o Caminho Neocatecumenal ocorridas no ano passado. Devido a isso, mesmo com um significativo atraso, publicamos o resultado das negociações que mereceu até a intervenção do Santo Padre.




Do agência Zenit


O Caminho continuará caminhando na Terra do Sol Nascente


Bento XVI com os fundadores do Caminho Neocatecumenal

O Papa Bento XVI preocupou-se com a direção que tomou o desentendimento do Caminho Neocatecumenal com os bispos do Japão. Os Ordinários daquele país haviam decidido, após significativas deliberações, a expulsão de suas dioceses dos membros do movimento em um prazo de 5 anos. Não obstante, em 13 dezembro passado, Bento XVI recebeu em audiência uma representação dos bispos japoneses e alguns responsáveis de dicastérios da Cúria Romana, entre eles o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone. Finalmente, decidiu-se a anulação do parecer do episcopado daquele país, que buscará uma solução para os mal-entendidos. As negociações serão mediadas por um delegado competente, que tenha amor pelo Caminho e respeito pelos problemas dos bispos, foi o garantiu uma carta enviada pelo Secretário de Estado aos fundadores do movimento, Kiko Argüello, Carmen Hernández e Maria Pezzi. É importante sublinhar que as medidas para a atuação do Caminho serão personalizadas para cada diocese do país, evitando um pronunciamento geral da Conferência Episcopal.

A Secretaria de Estado de Sua Santidade, unida à Sagrada Congregação para a Evangelização dos Povos, fará vigilância sobre as questões relativas à atuação do Caminho naquele país, como também sobre a aplicação das decisões das dioceses. Tal preocupação reflete a atenção que a Santa Sé dispensa ao movimento formado depois do Concílio Vaticano II e que está presente em mais de 5 mil paróquias do cinco continentes.

Sugestões de artigos