Direto da Sacristia
×
×

1962 – 11 outubro – 2012

Postado em 11 outubro 2012por E. Marçal

O mesmo gesto de fiéis católicos separado por 50 anos

Para comemorar os 50 anos da abertura do Concílio Vaticano II, a Ação Católica Italiana organizou uma procissão luminosa nesta noite de 11 de outubro. Milhares de pessoas preencheram a Praça de São Pedro, tal como há 50 anos.

O mesmo gesto é separado pelo arco de 5 décadas. De um lado, João XXIII; do outro, Bento XVI.
Mas, a mesma Praça e diante da mesma Basílica

Em 1962, a Igreja desejava acompanhar o mundo em suas mudanças aceleradas;
em 2012, muitos ainda não compreenderam os textos do Concílio.
Mas, há sinais de esperança.

E a Lua testemunhou os dois fatos quase em sua mesma fase: lá, luna piena; cá, ultimo quarto.

Não só em algumas palavras mas também de onde apareceu, Bento XVI lembrou João XXIII


Bento XVI foi mais – digamos – duro do que João XXIII em suas palavras, ao não medi-las quando denunciou o sempre presente cenário da Igreja:

“Nestes 50 anos aprendemos e experimentamos que o pecado original existe e se traduz em pecados pessoais, que podem se tornar estruturas de pecado, visto que na seara do Senhor existe também o joio, que na rede de Pedro existem também peixes que não prestam, que a fragilidade humana está presente também na Igreja, que a nave da Igreja está navegando com vento contrário, com ameaças contrárias. E algumas vezes pensamos o Senhor dorme e nos esqueceu. Mas também fizemos experiência da presença do Senhor, de sua bondade, de sua presença: o fogo de Cristo não é devorador nem destruidor, é um fogo silencioso, uma pequena chama de bondade. O Senhor não se esquece, seu jeito é humilde, o Senhor está presente, dá calor aos corações, cria carismas de bondade e caridade que iluminam o mundo e são para nós garantia da bondade de Deus. Sim, Cristo vive conosco e podemos ser felizes também hoje. E no final, ouso fazer minhas as palavras inesquecíveis do Papa João XXIII: ‘Voltando para casa fazei um gesto de carinho às crianças e dizei que é o gesto de carinho do Papa'”.

Da Rádio Vaticano.
Fotos da fanpage do informativo Roma Sette

A procissão luminosa iniciou-se às 19h30 locais, partindo do Castelo Sant’Angelo com destino à Praça de São Pedro

Sugestões de artigos