Reitor do Seminário Romano é eleito Arcebispo
Postado em 24 junho 2011por E. Marçal
Renúncia do Arcebispo de Urbino-Urbania-Sant´Angelo in Vado
e nomeação do sucessor
Itália
O Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Urbino-Urbania-Sant´Angelo in Vado apresentada por S.E.R. Mons. Francesco Marinelli, em conformidade com o cânon 401 do Código de Direito Canônico.
O Papa nomeou Arcebispo de Urbino-Urbania-Sant´Angelo in Vado o Rev.do Mons. Giovanni Tani, até agora Reitor do Pontificio Seminario Romano Maggiore.
O Rev.do Mons. Giovanni Tani nasceu em Sogliano al Rubicone (Forli – Itália), na diocese de Rimini, em 08 abril 1947.
Completou os estudos no Seminário Menor de Rimini e depois no Seminário Regional de Bolonha. Aluno do Pontificio Seminario Romano Maggiore, frequentou a Pontificia Università Gregoriana, obtendo a Láurea em Teologia Espiritual. Conseguiu também a Licença em Direito Canônico na Pontificia Università Lateranense.
Foi ordenado sacerdote em 29 dezembro 1973 para a diocese de Rimini.
No ministério, desenvolveu os seguintes cargos, entre outros: Diretor Espiritual do Pontificio Seminario Romano Maggiore, de 1985 a 1999; Reitor do Pontificio Seminario Romano Maggiore, Reitor da Igreja dos Santi Quattro Coronati al Laterano, Membro do Conselho Presbiteral, e Membro do Conselho Pastoral Diocesano.
Em 1992 é nomeado Capelão de Sua Santidade.
*
Deus o auxilie no exercício do ministério episcopal, ao qual ele é agora chamado com mais de 60 anos. Que o Arcebispo eleito ainda mantenha aquele vigor para continuar sendo fiel à santa Igreja.
Rezemos por ele.