'

Categorias | Sem categoria

Novos bispos auxiliares para o Rio de Janeiro

Postado em 24 novembro 2010 by E. Marçal

Nomeação de auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro Brasil
O Santo Padre Bento XVI nomeou Auxiliares da Arquidiocese de São Sebatião do Rio de Janeiro (Brasil):

O Rev.do Pe. Pedro Cunha Cruz nasceu na sede da mesma Arquidiocese em 16 junho 1964. Completou os estudos de Filosofia (1987 – 1990), e os Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Depois, em Roma, obteve a Licenciatura em Teologia Moral na Pontificia Università Gregoriana, e a Licenciatura laureada em Filosofia na Pontifica Università Santa Croce (1993 – 1996). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 agosto 1990 e foi incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia Santa Rita. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Agbia.

O Rev.do Pe. Nelson Francelino Ferreira nasceu na cidade de Sapé, Arquidiocese da Paraíba, em 26 fevereiro 1965. Depois de completar os estudos clássicos no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro (1983 – 1985), estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia “João Paulo II” no Rio de Janeiro (1983 – 1985) e os de Teologia no Instituto Superior de Teologia (1986 – 1994). Conseguiu a Licenciatura laureada em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994-2000). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 agosto 2000 e foi incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia “Nossa Senhora da Glória”. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Alava.

O Rev.do Pe. Paulo César Costa nasceu em Valença, estado do Rio de Janeiro, em 20 julho 1967, na diocese de mesmo nome. Completou os estudos superiores e de Filosofia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Amor Divino”, em Petrópolis, e os de Teologia no Seminário Arquidiocesano “São José” no Rio de Janeiro. Depois, obteve a Licenciatura laureada em Teologia Dogmática na Pontificia Università Gregoriana em Roma (1996 – 2001). Recebeu a ordenação presbiteral em 05 dezembro 1992 e foi incardinado na diocese de Valença. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Reitor do Seminário “Paulo VI” em Nova Iguaçu. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Esco.

O Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


O anúncio das nomeações foi efetuado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, S.E.R. Dom Orani João Tempesta, hoje pela manhã na Rádio Catedral.

Entre a nomeação e a sagração episcopal, os bispos são intitulados monsenhores, sem ter o direito, contudo, de usar as vestes e insígnias que são próprias do episcopado (Cerimonial dos Bispos, n. 1132).

Quanto à data das sagrações episcopais, elas acontecerão no dia 03 fevereiro 2011, provavelmente presididas pelo Ordinário do Rio de Janeiro, como é indicado no Cerimonial dos Bispos, n. 1137.

Com as nomeações de hoje, o Arcebispado do Rio de Janeiro conta com 3 Auxiliares ordenados e 3 nomeados.

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: