Direto da Sacristia
×
×

Novos bispos auxiliares para o Rio de Janeiro

Postado em 24 novembro 2010por E. Marçal
Com informações do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Nomeação de auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro Brasil
O Santo Padre Bento XVI nomeou Auxiliares da Arquidiocese de São Sebatião do Rio de Janeiro (Brasil):

O Rev.do Pe. Pedro Cunha Cruz nasceu na sede da mesma Arquidiocese em 16 junho 1964. Completou os estudos de Filosofia (1987 – 1990), e os Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Depois, em Roma, obteve a Licenciatura em Teologia Moral na Pontificia Università Gregoriana, e a Licenciatura laureada em Filosofia na Pontifica Università Santa Croce (1993 – 1996). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 agosto 1990 e foi incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia Santa Rita. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Agbia.

O Rev.do Pe. Nelson Francelino Ferreira nasceu na cidade de Sapé, Arquidiocese da Paraíba, em 26 fevereiro 1965. Depois de completar os estudos clássicos no Seminário Arquidiocesano do Rio de Janeiro (1983 – 1985), estudou Filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia “João Paulo II” no Rio de Janeiro (1983 – 1985) e os de Teologia no Instituto Superior de Teologia (1986 – 1994). Conseguiu a Licenciatura laureada em Teologia Pastoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994-2000). Recebeu a ordenação presbiteral em 04 agosto 2000 e foi incardinado na Arquidiocese do Rio de Janeiro. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Pároco da Paróquia “Nossa Senhora da Glória”. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Alava.

O Rev.do Pe. Paulo César Costa nasceu em Valença, estado do Rio de Janeiro, em 20 julho 1967, na diocese de mesmo nome. Completou os estudos superiores e de Filosofia no Seminário Diocesano “Nossa Senhora do Amor Divino”, em Petrópolis, e os de Teologia no Seminário Arquidiocesano “São José” no Rio de Janeiro. Depois, obteve a Licenciatura laureada em Teologia Dogmática na Pontificia Università Gregoriana em Roma (1996 – 2001). Recebeu a ordenação presbiteral em 05 dezembro 1992 e foi incardinado na diocese de Valença. Até a data de sua nomeação episcopal, foi Reitor do Seminário “Paulo VI” em Nova Iguaçu. O Papa concedeu-lhe a sede titular episcopal de Esco.

O Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro


O anúncio das nomeações foi efetuado pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, S.E.R. Dom Orani João Tempesta, hoje pela manhã na Rádio Catedral.

Entre a nomeação e a sagração episcopal, os bispos são intitulados monsenhores, sem ter o direito, contudo, de usar as vestes e insígnias que são próprias do episcopado (Cerimonial dos Bispos, n. 1132).

Quanto à data das sagrações episcopais, elas acontecerão no dia 03 fevereiro 2011, provavelmente presididas pelo Ordinário do Rio de Janeiro, como é indicado no Cerimonial dos Bispos, n. 1137.

Com as nomeações de hoje, o Arcebispado do Rio de Janeiro conta com 3 Auxiliares ordenados e 3 nomeados.

Sugestões de artigos