Morreu Dom Clemente Isnard
Faleceu, aos 94 anos, no início da noite de ontem, 24 agosto, às 18h na cidade do Recife, S.E.R.Dom Clemente Isnard, bispo professo da Ordem dos Beneditinos, Bispo emérito de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O falecimento ocasionado por parada respiratória aconteceu durante um tratamento de fisioterapia.
Recebeu a sagração episcopal em 25 junho 1960 do Arcebispo Armando Lombardi, então Núncio no Brasil, do então Arcebispo de Olinda e Recife Dom Carlos Coelho e de Dom Daniel Baeta, então Bispo de Januária.
Como Bispo de Nova Friburgo, sua única diocese, foi Padre Conciliar no Vaticano II, a partir do qual obteve grande influência na posterior reforma litúrgica. Presidindo o Secretariado Nacional de Liturgia, iniciou grandes reformas na tradução do Missal Romano para o Brasil, confessadas em entrevista.
Após ter seu pedido de renúncia aceito pelo Papa João Paulo II, em 1992, foi nomeado vigário-geral da diocese de Duque de Caxias, assim permanecendo até 2004.
Seu mote episcopal era “Seguindo a Ti como Pastor”.
Entre outros cargos, foi Vice-presidente da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (1979-1982), 2º Vice-presidente da Conselho Episcopal Latino-americano (1983-1987) e membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
O sepultamento será no Mosteiro São Bento em Olinda em horário a ser determinado.
Rezemos por sua alma, implorando a misericórdia divina.