Direto da Sacristia
×
×

“Clara, luminosa figura”. Bento XVI

Postado em 11 agosto 2010por E. Marçal
Santo do Dia: Santa Clara de Assis, Virgem
Santa Clara

Ocorre hoje a memória litúrgica da Fundadora das Damas Pobres (Clarissas). No século, Chiara d´Offreducci, Clara nasceu em Assis no dia 16 de julho de 1194. Diz a tradição, que seu nome vem de uma inspiração dada à sua mãe, de que haveria de ter uma filha que iluminaria o mundo. Assim como São Francisco, enfrentou resistência dos familiares para ingressar na vida religiosa, desejo irresistível que sentiu desde quando conheceu o Pobrezinho de Assis, provavelmente durante uma pregação sua na Catedral de São Rufino. Aos 18 anos, consagrou-se a Deus na igreja da Porciúncula. Era Domingo de Ramos.

Santa Clara e São Francisco


São Francisco de Assis entrega os Estatutos da Ordem a Santa Clara


Inicialmente, quando da fundação do ramo feminino da Ordem Franciscana, Santa Clara aceitou de São Francisco a Regra de São Bento e o título de abadessa. Contudo, em 1247, 31 anos depois, o Papa Inocêncio IV concede às Clarissas a Regra Franciscana.

Após uma visita a Santa Clara morimbunda, o Papa Inocêncio IV mandou apressar a aprovação de sua regra pela bula “Solete Anuere“. Antes de morrer, a Fundadora viu a bula de aprovação e morreu em odor de santidade no dia seguinte, 11 de agosto.

A regra de Santa Clara foi aprovada definitivamente para todos os mosteiros em 1263, pelo Papa Urbano IV.

Santa Clara expõe a Sagrada Hóstia aos sarracenos


Dois milagres seus destacam-se dos demais: em 1240, com a oração diante do Santíssimo Sacramento, defendeu a cidade de Assis do ataque dos sarracenos. Em 1253, no leito de morte, impedida de ir à missa em virtude de sua doença, tem uma visão da Sagrada Liturgia sendo celebrada naquele instante. Por este motivo, o venerável Pio XII a declarou padroeira da televisão.

Foi canonizada na Catedral de Anagni, em 15 de agosto de 1255, com a bula “Clara claris Perclara“.

Basílica de Santa Clara, em Assis
Corpo de Santa Clara venerado em sua Basílica

Túnica e mantos usados
pela Fundadora das Clarissas

Seu corpo encontra-se exposta à veneração pública na basílica que leva o seu nome, na cidade de Assis.

Clarissa


“Tende entre vós, minhas filhas, o mesmo amor com o qual Cristo vos amou”.
Clarissas na Praça de São Pedro

Atualmente, no Brasil existem 20 mosteiros das Clarissas, inclusive um dentro da unidade de recuperação de dependentes químicos “Fazenda da Esperança”, em Guaratinguetá, visitado pelo Papa Bento XVI em maio de 2007.

Sugestões de artigos