Direto da Sacristia
×
×

Sagrações episcopais e posses no Brasil

Postado em 08 Fevereiro 2012por E. Marçal

Publicamos a lista dos próximos eventos no episcopado brasileiro referentes ou à sua sagração episcopal ou à posse canônica de seu ofício (alguns são bispos auxiliares, outros são bispos diocesanos).

Sábado, 11 de fevereiro

Na Festa de Nossa Senhora de Lourdes

Sagração episcopal do Rev.do Mons. João Justino de Medeiros Silva, 45 anos, do clero de Juiz de Fora (Minas Gerais, Brasil), para o ofício de Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (Minas Gerais, Brasil) e Titular de Tullia – sede episcopal no norte da África, hoje extinta.

O sagrante principal será Sua Ex.cia Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, assistido pelos bispos consagrantes Suas Ex.cias Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, e Dom Clóvis Frainer, OFMCap., Arcebispo emérito de Juiz de Fora. A Santa Missa com o rito de sagração episcopal será oficiada na Catedral Metropolitana de Santo Antônio, em Juiz de Fora, a partir das 09h30.

O prelado tomará posse canônica de seu ofício de Auxiliar no dia 25 seguinte. Com este, a Arquidiocese de Belo Horizonte contará com 4 Auxiliares, 2 dos quais foram sagrados pelo atual Arcebispo em menos de um ano.

Domingo, 12 de fevereiro

Sagração episcopal do Rev.do Mons. João Santos Cardoso, 50 anos, do clero de Vitória da Conquista (Bahia, Brasil), para a sede episcopal de São Raimundo Nonato (Piauí, Brasil).

O sagrante principal será Sua Ex.cia Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap., Arcebispo Metropolitano de Vitória da Conquista, assistido pelos bispos consagrantes Suas Ex.cias Dom Celso José Pinto da Silva, Arcebispo emérito de Teresina, e Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana. A Santa Missa com o rito de sagração episcopal será oficiada a partir das 9h (hora da descida do Espírito Santo e há muito usada na Igreja para as ordenações), em Vitória da Conquista.

O prelado tomará posse canônica de sua Catedral no dia 17 de março.

Posse canônica do ofício de Arcebispo de Niterói de Sua Ex.cia Rev.ma Dom José Francisco Resende Dias, de 55 anos.

Domingo, 26 de fevereiro

Posse canônica do ofício de Bispo de Cachoeira do Sul (Rio Grande do Sul, Brasil) de Sua Ex.cia Dom Remídio Jose Bohn, 61 anos, às 9h em sua Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Domingo, 04 de março

Sagração episcopal do Rev.do Mons. Joaquim Wladimir Lopes Dias, 54 anos, do clero de Jundiaí (São Paulo, Brasil), para o ofício de Bispo Auxiliar de Vitória (Espírito Santo, Brasil) e Titular de Sita – sede episcopal situada na Mauritânia e hoje extinta.

O sagrante principal será Sua Ex.cia Dom Vicente Costa, Bispo de Jundiaí, assistido pelos bispos consagrantes Suas Ex.cias Dom Luiz Mancilha Vivela, SS.CC., Arcebispo de Vitória, e Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora. A Santa Missa será oficiada a partir das 15h, em Jundiaí.

O prelado tomará posse de seu ofício de Auxiliar no dia 18 de março.

Domingo, 18 de março

Sagração episcopal do Rev.do Mons. Frei Rubens Sevilha, 52 anos, da Ordem dos Carmelitas Descalços, para o ofício de Bispo Auxiliar de Vitória (Espírito Santo, Brasil) e Titular de Idassa – sede episcopal situada no norte da África e hoje extinta.

Não foram divulgadas mais informações acerca de sua sagração episcopal, tampouco da posse canônica de seu ofício.

Com a sagração episcopal do Bispo de São Raimundo Nonato e dos Auxiliares de Belo Horizonte e de Vitória do Espírito Santo, o episcopado brasileiro conta, segundo o GCatholic, com 456 bispos – entre arcebispos e bispos diocesanos, auxiliares e eméritos, precedido apenas pelo episcopado italiano (503) – que não se deve, todavia, unicamente pelo número de bispos em circunscrições eclesiásticas (227, contra 275 brasileiras), mas pelos inúmeros que trabalham no Vaticano – e precedente do norte-americano (452).

Sugestões de artigos