Direto da Sacristia
×
×
$featured_img_url = get_the_post_thumbnail_url('full');

Crisma antes da Primeira Comunhão

Postado em 18 Março 2012por E. Marçal

Com informações do Humanitas Unisinos


Há várias semanas, os bispos da Conferência episcopal americana estão em visita ad limina Apostolorum, que acontece a cada 5 anos e durante a qual apresentam relatórios sobre suas dioceses aos respectivos dicastérios da Cúria Romana e são recebidos em curta audiência pelo Papa Bento XVI, a quem falam brevemente de vários aspectos do povo de Deus a eles confiados.


Sua Ex.cia Samuel Aquila.
Em sua diocese, Crisma antes da Primeira Comunhão

Muitos bispos usam a oportunidade de tal visita para pessoalmente solicitarem especiais concessões da Santa Sé. Isto o fez Sua Ex.cia Samuel Aquila, há quase 10 anos bispo de Fargo, no Estado da Dakota do Norte, EUA: foi-lhe concedido que em sua diocese, aos fiéis seja administrado o Sacramento da Confirmação antes de receberem a Primeira Comunhão (e não “Primeira Eucaristia”, pois Eucaristia só houve uma, a da Quinta-feira Santa). E isso é inverter a ordem segundo a qual comumente os católicos recebem os sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e, só depois deste, Crisma.

Bento XVI crisma fiel adulta durante a Missa da Vigília Pascal

É ciente que, na verdade, no uso de suas atribuições dadas pelo Romano Pontífice, são as Congregações romanas que em seu nome regularizam a vida da Igreja. Portanto, certamente foi a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que recebeu o pedido do Bispo de Fargo e, após consulta à comissão, foi aceito e decretado.

Criança recebe a Primeira Comunhão

Bento XVI, ao saber do Bispo Aquila que em sua diocese a Crisma será administrada antes da Primeira Comunhão, felicitou-lhe, dizendo que “os sacramentos da Iniciação haviam sido restaurados à sua devida ordem”.

Realmente, a sequência Primeira Comunhão-Crisma consolidou-se comum contra a sequência inversa, muitas vezes, segundo o Bispo Aquila, devido a algumas “falsas teologias” que descrevem a Confirmação como um rito de passagem para a idade adulta. Contrariamente, ainda segundo o mesmo Bispo, quando a Crisma ocorre depois do Batismo, “ela coloca realmente a ênfase na Eucaristia, como sendo aquilo que completa os sacramentos da Iniciação.

Sugestões de artigos