Direto da Sacristia
×
×
$featured_img_url = get_the_post_thumbnail_url('full');

Reabertura de igreja “tridentina”

Postado em 28 março 2012por E. Marçal

Com informações da Diocese de Shrewsbury e fotos de Pchidell

Conforme anunciado, no último sábado, dia 24 de março, foi reaberta ao culto litúrgico o Santuário diocesano Saints Peter and Paul and Saint Philomena, da diocese britânica de Shrewsbury.

“Farol de esperança” para a diocese de Shrewsbury


Diante de 1100 fiéis (700 a mais dos que eram esperados), o Rev.do Mons. Gilles Wach rezou a Santa Missa “De Nossa Senhora do Sábado”, à qual atendeu com assistência pontifical Sua Ex.cia Mark Davies, Bispo diocesano, que do trono pontifical iniciou a cerimônia, proferiu a homilia e concedeu a Bênção Papal enriquecida de Indulgência Plenária, privilégio dado pela Sé Apostólica.

O Fundador do Instituto de Cristo Rei presenteou o Bispo Davies com uma cruz peitoral

Em sua homilia, o Bispo mencionou o dito Santuário como “farol de esperança”, tendo em vista que nele serão administrados os Sacramentos segundo o rito antigo, sob a cura pastoral do Instituto de Cristo Rei e Sumo Sacerdote, sociedade de vida apostólica erigida pelo Papa João Paulo II para sacerdotes que exclusivamente administram os sacramentos segundo o usus antiquor aos fiéis que têm essa sensibilidade litúrgica, e em resposta ao erro do Mons. Marcel Lefebvre, seguido pelos sacerdotes incardinados na Fraternidade por ele fundada na França.

Para o Bispo Davies, a imagem do “farol de esperança”, emprestada da visão que os antigos marinheiros tinham da igreja quando de seu retorno à terra natal, pode ser reconhecida “a nova missão dada à igreja, como uma nova e vibrante paróquia em meio às necessidades daqueles que ´viajam´ nos séculos que nos precederam”. E confiou ao Santuário a tarefa de, como as reformas do Papa Bento XVI, fazer redescobrir a crença na presença eucarística do Senhor em meio ao Seu povo. Ressaltou ainda, que, como respondeu a um jornalista, não se sente membro de uma parte antiga e tradicional da Igreja apenas, mas também de uma comunidade dinâmica e evangelizadora.

Ao centro, Cônego Meney, Reitor do Santuário
Oficiou como diácono assistente do Bispo Davies 

Foi nomeado como Reitor do Santuário o Rev.do Cônego Olivier Meney, incardinado no Instituto de Cristo Rei.

Seguem abaixo algumas fotos da cerimônia, onde se podem ver a beleza dos paramentos usados e aparente felicidade do Bispo diocesano, cuja diocese precisa da celebração do rito antigo e onde este pacificamente conviverá com a reforma litúrgica do Vaticano II.

[flgallery id=32 /]

Sugestões de artigos