Comunicado do encontro entre o Vaticano e a FSSPX
No dia 12 de fevereiro de 2026, realizou-se no Dicastério para a Doutrina da Fé um encontro cordial e sincero entre o Prefeito, Sua Eminência o Cardeal Víctor Manuel Fernández, e o Superior Geral da FSSPX, o Reverendíssimo Pe. Davide Pagliarani, com o beneplácito do Santo Padre Leão XIV.
Após terem sido esclarecidos alguns pontos apresentados pela FSSPX em diversas cartas, enviadas especialmente nos anos de 2017 a 2019 — entre outros, discutiu-se a questão da vontade divina em relação à pluralidade das religiões —, o Prefeito propôs um caminho de diálogo especificamente teológico, com uma metodologia bem definida, sobre temas que ainda não receberam esclarecimento suficiente, como: a diferença entre o ato de fé e o “religioso obséquio da mente e da vontade”, ou os diferentes graus de adesão exigidos pelos diversos textos do Concílio Ecumênico Vaticano II e sua interpretação. Ao mesmo tempo, propôs tratar uma série de temas elencados pela FSSPX em carta de 17 de janeiro de 2019.
Esse caminho teria como objetivo evidenciar, nos temas debatidos, o mínimo necessário para a plena comunhão com a Igreja Católica e, consequentemente, delinear um estatuto canônico da Fraternidade, juntamente com outros aspectos a serem aprofundados posteriormente.
Foi reiterado por parte da Santa Sé que a ordenação de bispos sem mandato do Santo Padre — que detém potestade ordinária suprema, plena, universal, imediata e direta (cf. CDC, cân. 331; Const. Dogm. Pastor aeternus, caps. I e III) — implicaria uma ruptura decisiva da comunhão eclesial (cisma), com graves consequências para a Fraternidade como um todo (João Paulo II, Carta Apostólica Ecclesia Dei, 2 de julho de 1988, nn. 3 e 5c; Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, Nota explicativa, 24 de agosto de 1996, n. 1).
Portanto, a possibilidade de realizar esse diálogo pressupõe que a Fraternidade suspenda a decisão das ordenações episcopais anunciadas.
O Superior Geral da FSSPX apresentará a proposta ao seu Conselho e dará sua resposta ao Dicastério para a Doutrina da Fé.
Em caso de resposta positiva, serão estabelecidos de comum acordo os passos, as etapas e os procedimentos a serem seguidos.
Pede-se a toda a Igreja que acompanhe esse caminho, especialmente nos próximos tempos, com oração ao Espírito Santo. Ele é o principal autor da verdadeira comunhão eclesial querida por Cristo.
Cardeal Víctor Fernández