Direto da Sacristia
×
×

Comunicado da Casa-Geral da FSSPX: conversa em Roma

Postado em 13 fevereiro 2026por Redação

Hoje, 12 de fevereiro de 2026, o Pe. Davide Pagliarani, Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, foi recebido no Palácio do Santo Ofício por Sua Eminência o Cardeal Víctor Manuel Fernández, Prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé. Esse encontro lhe havia sido proposto pelo Cardeal após o anúncio público, no último dia 2 de fevereiro, de futuras consagrações episcopais no seio da Fraternidade São Pio X.

O encontro, realizado a sós segundo o desejo do Cardeal, durou uma hora e meia, em um clima ao mesmo tempo cordial e franco. Ele permitiu ao Pe. Pagliarani ouvir atentamente o Prefeito e esclarecer o alcance do anúncio de 2 de fevereiro, bem como o sentido das iniciativas tomadas junto à Santa Sé ao longo dos últimos meses.

O Superior Geral pôde, assim, apresentar verbalmente a situação atual da Fraternidade São Pio X e o seu dever, diante da necessidade espiritual em que se encontram as almas, de assegurar a continuidade do ministério de seus bispos.

Ele fez questão, sobretudo, de expor o espírito de caridade com que a Fraternidade considera essas consagrações, bem como o seu desejo sincero de servir às almas e à Igreja de Roma.

Por fim, renovou o seu desejo de que, levando em conta as circunstâncias totalmente particulares em que se encontra a Santa Igreja, a Fraternidade possa continuar a atuar em sua condição atual, excepcional e temporária, para o bem das almas que a procuram.

Por sua parte, o Cardeal Fernández apresentou uma abordagem diferente da questão. Retomada em um comunicado oficial rapidamente publicado pela Santa Sé, sua proposta consiste em “um caminho de diálogo especificamente teológico, com uma metodologia bem definida [… para] evidenciar, nos temas debatidos, o mínimo necessário para a plena comunhão com a Igreja Católica”, o que permitiria “delinear um estatuto canônico da Fraternidade”.

Essas trocas teriam como objetivo, em particular, chegar a um entendimento sobre “os diferentes graus de adesão exigidos pelos diversos textos do Concílio Ecumênico Vaticano II e sua interpretação”. O Cardeal precisou oralmente que, se era possível dialogar sobre o Concílio, não se poderiam corrigir seus textos.

Como condição prévia para esse diálogo, é exigida a suspensão da decisão das consagrações episcopais anunciadas.

O Prefeito do Dicastério pediu explicitamente ao Superior Geral que apresentasse essa proposta aos membros de seu Conselho e que tomasse o tempo necessário para avaliá-la.

O Pe. Pagliarani responderá, portanto, dentro de alguns dias. Escreverá diretamente ao Cardeal Fernández e tornará pública sua resposta também a todos os fiéis.

O Superior Geral renovou ao Cardeal Fernández o seu desejo de poder encontrar-se pessoalmente com o Santo Padre. Ele se mostra muito sereno e agradece por todas as orações oferecidas. Continua a recomendar essa situação às orações dos fiéis.

Menzingen, 12 de fevereiro de 2026.

 

Sugestões de artigos