Direto da Sacristia
×
×

Há um ano, um papa via o seu sucessor

Postado em 16 fevereiro 2026por Redação

O Jubileu dos Militares teve o seu ápice na Missa celebrada na Praça São Pedro, no dia 9 de fevereiro de 2025. Como acontecia há meses, um bispo ou cardeal celebrava a liturgia eucarística, enquanto o Papa Francisco, revestido com a capa pluvial, presidia até a homilia e, no fim, concedia a bênção apostólica. Porém, naquele domingo começou a piora na saúde do Papa: ele interrompeu a leitura da sua homilia, mas disse que estava com dificuldade na respiração e que a leitura seria terminada pelo seu mestre de cerimônias, Dom Diego Ravelli; o aumento dos sintomas provocará a internação hospitalar do Papa na sexta-feira seguinte.

À época, os médicos recomendaram que o Papa se resguardasse de contato com muitas pessoas e também da exposição ao ar livre. Na manhã daquele domingo, era bem fresca a temperatura em Roma. Portanto, o Papa não deveria estar presente, mas, mesmo assim, ele decidiu celebrar com os militares vindos de todo o mundo para o Jubileu.

Para a missa era Robert Prevost o cardeal escolhido pelo Vaticano para celebrar a liturgia eucarística. Naquele momento, nem ele, nem Francisco e nem qualquer outro ser humano poderia sequer imaginar que o Papa estava diante daquele que o sucederia em menos de 3 meses. Hoje vemos como era uma curiosa coincidência.

Imagens: Vatican Media

Sugestões de artigos