Scola, Arcebispo de Milão!
Postado em 28 junho 2011por E. Marçal
Te Deum laudamus
Mais um na reforma de Bento XVI nas importantes dioceses
*
Renúncia do Arcebispo Metropolitano de Milão
e nomeação do sucessor
Itália
O Santo Padre Bento XVI aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Milão apresentada por Sua Eminência o Cardeal Dionigi Tettamanzi, em conformidade com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.
O Papa nomeou Arcebispo Metropolitano de Milão Sua Eminência o Cardeal Angelo Scola, até agora Patriarca de Veneza.
Sua Eminência o Cardeal Angelo Scola nasceu em Malgrate, Arquidiocese de Milão, em 07 novembro 1941.
Depois de haver obtido a Láurea em Filosofia na Università Cattolica del Sacro Cuore em Milão, em 1967 iniciou os Estudos Teológicos no Seminário de Saronno, que depois continuou no Seminário de Venegono e concluiu na Universidade de Fribourg, Suíça, ganhando a Láurea em Teologia.
É ordenado sacerdote em 18 julho 1970 para a diocese de Teramo.
Eleito para a sede episcopal de Grosseto em 20 julho 1991, recebeu a sagração episcopal em 21 setembro sucessivo pela oração do Em.mo Cardeal Gantin.
Em 15 julho 1995 é nomeado Reitor da Pontificia Università Lateranense.
Em 05 janeiro 2002 é promovido à sede patriarcal de Veneza e criado cardeal no Consistório de 21 outubro 2003.
Na Santa Sé, é membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Congregação para o Clero, do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, entre outros.
O Cardeal Scola agora governará a sua arquidiocese natal que não quis ordená-lo sacerdote. Que ele não esqueça o seu primeiro amor (cf. Apoc 2, 4-5): seja fiel seja um verdadeiro pastor para o rebanho milanês, saiba corresponder à confiança que o Santo Padre deposita nele e socorra a formação sacerdotal do Patriarcado de Santo Ambrósio.