Morreu o Arcebispo de Campinas
Às 15h deste domingo, 28, faleceu S.E.R. Dom Bruno Gamberini, Arcebispo de Campinas, aos 61 anos.
Em dois meses, o venerando Bispo foi internado três vezes – primeiro por crise de diabetes, depois por um desequilíbrio emocional e, na última, por uma hemorragia digestiva alta. Na última sexta-feira, dia 16, ele foi transferido do hospital da Pontifícia Universidade de Campinas para o Hospital Bandeirantes em São Paulo. Lá, adormeceu no Senhor em virtude da falência múltipla dos órgãos.
Em 1995, o Papa João Paulo II o elegeu Bispo de Bragança Paulista. Recebeu a sagração episcopal em 16 de julho do mesmo ano do sagrante principal Dom Constantino Amstalden, então Bispo de São Carlos, Dom Antônio Pedro Misiara, então Bispo de Bragança Paulista, e Dom José Aparecido Tosi Marques, então Bispo auxiliar de Salvador da Bahia. Tomou posse canônica no mês seguinte. Em 2004, o mesmo Papa o transferiu para a Sede Metropolitana de Campinas. Como Arcebispo apoiou muito o uso dos meios de comunicação em favor da Igreja e do Evangelho.
Seu mote episcopal era “Nomen Domini benedictum” – Seja bendito o nome do Senhor.
Nos últimos dias, em gravíssimo estado de saúde, permaneceu sedado e sob ventilação mecânica. Desde julho, quando foi internado pela primeira vez, todo o clero e os fiéis de Campinas iniciaram uma sólida corrente de oração pelo restabelecimento da saúde de seu Arcebispo. Essas mesmas orações o guiam ao seio do Senhor Deus.
Que suas obras o acompanhem e testemunhem em sua defesa diante do Deus onipotente, a Quem ofereceu toda a sua vida.
Segundo a própria Arquidiocese, o corpo será velado na Santa Igreja Catedral de Campinas ainda na noite de hoje. As exéquias pontificais serão rezadas na terça-feira, dia 30, às 10h, seguidas de sepultamento na Cripta da mesma Catedral.