Direto da Sacristia
×
×

Percurso do cortejo com o corpo do Papa Francisco

Postado em 26 abril 2025por E. Marçal

Desde 1903 um papa não era sepultado fora do Vaticano: Leão XIII decidiu que o seu túmulo seria feito na Arquibasílica de São João no Latrão, a primeira igreja do mundo e a catedral de Roma. Hoje veremos um novo sepultamento fora do Vaticano atendendo à escolha que o Papa Francisco decidiu em meados de 2022: quando ele soube que Bento XVI, o então papa emérito e seu predecessor, desejava ser sepultado no mesmo túmulo onde foi depositado o corpo de João Paulo II, no subsolo da Basílica de São Pedro, ele anunciou que desejava como seu último descanso a Basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, que ele visitou centenas de vezes durante os 12 anos do seu pontificado, antes e depois de cada viagem e também nas maiores datas do ano, como as festas de Nossa Senhora.

Na noite da sexta-feira, dia 25, o rito de fechamento do féretro com o corpo do Papa Francisco na Basílica de São Pedro.
Imagem: Vatican News



Às 10h, horário de Roma, o féretro será levado para a Praça São Pedro junto com a procissão inicial da Missa, celebrada pelo Cardeal Re, decano do Colégio Cardinalício, e concelebrada por inúmeros outros cardeais, bispos e presbíteros do mundo inteiro. Até a última atualização das reuniões preparatórias do conclave, mais de 110 cardeais já se encontravam em Roma, muitos dos quais vindos de várias partes do mundo, enquanto ainda outras dezenas chegarão nos próximos dias para o conclave, tratando-se daqueles com direito a votarem.

Inicialmente houve a dúvida se o translado do corpo para a Basílica de Santa Maria Maior seria de forma privada, dentro da discrição e simplicidade características do Papa Francisco e evidenciadas ainda mais nas suas disposições para todos os ritos da sua morte. Porém, nas últimas horas o Vaticano comunicou o plano preparado em colaboração com o governo de Roma e as forças de segurança: o féretro com o corpo do Pontífice será transportado em papamóvel adaptado para as dimensões da urna, com velocidade entre 5 e 10km/h (como a caminhada de uma pessoa), o que exigirá cerca de 1 hora para percorrer o trajeto de 5 quilômetros.

Quando ao percurso, o protocolo escolheu um que passe pelos cenários mais importantes do centro de Roma. Será assim:

— O cortejo começará saindo pela Porta do Perugino, um acesso lateral, ao lado da Casa Santa Marta

— Passará pelo Túnel Pisa, abaixo da colina do Gianicolo

— Corso Vittorio Emanuele, uma importante avenida do centro

— Piazza Venezia, o coração da capital italiana

— Via dei Fori Imperiali

— Coliseu

— Via Labicana

— Via Merulana, após a qual é situada a Basílica de Santa Maria Maior

O cortejo será formado também por outros poucos veículos com a família pontifícia, feita pelos seus colaboradores mais próximos, e com alguns cardeais, de alguma forma ligados ao rito.

Sugestões de artigos