Direto da Sacristia
×
×

Onde está a tiara do brasão papal?

Postado em 10 julho 2011por E. Marçal

Em outubro passado, noticiamos o feliz acontecimento de que o triregnum tinha voltado a figurar no brasão do Pontífice reinante. Contudo, como é de se esperar quando se trata de antigos valores da Igreja resgatados para os nossos dias, dizem que a novidade não foi bem aceita por muitos. Agora, como podemos ver na imagem que mostra Bento XVI na loggia do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, a mitra com os três circulus (tentando, a todo custo, representar as três coroas da tiara pontíficia) voltou ao brasão presente na flâmula e substituiu o triregnum que lá não passou muito tempo (há um certo tempo isso aconteceu). 

Outubro 2010


10 julho 2011


Se se opõem ao desenho no brasão papal, imaginem o que pode acontecer se o Papa decidir por usar uma, talvez a que com que ele foi presenteado em maio passado. Se muitos ainda se opõem aos documentos com que Bento XVI permite o livre uso dos livros litúrgicos do usus antiquior, imaginem o que pode acontecer se o Santo Padre decidisse rezar uma missa pública segundo o Missal antigo… muitos romperiam a comunhão com o Romano Pontífice, como mesmo ameaçou um bispo italiano.

Não que queiramos dizer que a nossa fé se baseia em uma tiara papal coroando a fronte do Pontífice ou figurando em seu brasão pessoal, mas é inegável que quem começa a negar e a escarnecer “pequenas” coisas de nossa caríssima Tradição (que, apesar de não ser estática, não deve nela haver ruptura e sim continuidade), acabará por errar em grandes elementos de nossa fé e conduzir ao erro os seus que lhe são confiados.

Sugestões de artigos