Novo Auxiliar de Brasília
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
O Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo Auxiliar de Brasília, concedendo-lhe a sede titular de Tisiduo, S.E.R. Dom Leonardo Ulrich Steiner, professo da Ordem dos Frades Menores, até então Bispo Prelado de São Félix e atualmente Secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos em Brasília.
S.E.R. Dom Leonardo Ulrich nasceu em 06 novembro 1950 em Forquilhinha, Estado de Santa Catarina, na diocese de Criciúma.
Emitiu a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 02 agosto 1976 no foi ordenado sacerdote em 21 janeiro 1978. De 1995 a 2003 foi Professor de Filosofia e Secretário daPontificia Università Antonianum, onde anteriormente obteve a Licença e o Doutorado em Filosofia.
Em 02 fevereiro 2005 foi nomeado Bispo Prelado de São Félix e recebeu a sagração episcopal em 16 abril sucessivo, na qual foi sagrante principal o Em.mo Cardeal Arns, e co-sagrantes S.E.R. Dom Angélico Bernardino, então Bispo de Blumenau, e S.E.R. Mons. Heinrich Timmerevers, Bispo Auxiliar de Münster, Alemanha.
Na Assembleia Geral dos Bispo do Brasil, em maio deste ano, foi eleito Secretário-geral da Conferência Episcopal brasileira para o próximo quadriênio.
_________________
A transferência de sede (algo incomum: um Bispo residente, mesmo que Prelado territorial, ser nomeado Bispo auxiliar – portanto, uma “minimização” de jurisdição, pois o normal é “maximação” progressiva do poder episcopal) é motivada pelo cargo exercido pelo Auxiliar eleito, que deve residir na Capital federal.