Novo Auxiliar do Rio de Janeiro
Com informações do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
e da Arquidiocese do Rio de Janeiro
O Santo Padre Bento XVI nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro o Rev.do Pe. Luiz Henrique da Silva Brito, 44 anos, do clero da Diocese de Campos (Rio de Janeiro), na qual era Chanceler, Diretor espiritual do Seminário diocesano Maria Imaculada e Pároco da Paróquia São Benedito, concedendo-lhe a sede titular de Zallata.
Mons. Luiz Henrique Brito, 44 anos
Auxiliar eleito do Rio de Janeiro
Bispo titular de Zallata
O Rev.do Pe. Luiz Brito nasceu em 19 maio 1967 em São Gonçalo, na Arquidiocese de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.
Depois de concluir estudos preparatórios no Seminário São Pio X da Congregação dos Missionários do Sagrado Coração, em Juiz de Fora, estudou Filosofia e Teologia nos Seminários de Nova Iguaçu e do Rio de Janeiro (1985-2000). Obteve então a Licença em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991-1992) e a Licença em Teologia Moral na Pontificia Università della Santa Croce, em Roma (2003-2005).
Em 14 dezembro 1991, recebeu a ordenação presbiteral e foi incardinado na Diocese de Campos, na qual exerceu, dentre os ofícios listados acima, ainda o de Juiz auditor da Câmara Eclesiástica.
Atualmente, ainda era membro do Colégio dos Consultores.
Também, na Arquidiocese de Niterói, desempenhava o cargo de Defensor de Vínculo no Tribunal Eclesiástico arquidiocesano e Professor de Teologia Moral no Seminário Arquiepiscopal.
* * *
Sua sagração episcopal acontecerá no dia 12 de maio próximo, às 8h30, na Catedral Metropolitana de São Sebastião no Rio de Janeiro. É 0 quarto bispo Auxiliar eleito durante o governo do Ex.mo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Orações por seu futuro ministério episcopal.