Novo Bispo de São José do Rio Preto
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
O Santo Padre Bento XVI nomeou como bispo da diocese de São José do Rio Preto (São Paulo) S.E.R. Dom Tomé Ferreira da Silva, até então Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Titular de Giufi.
Dom Tomé Ferreira
51 anos
Nascido há 51 anos na cidade mineira de Cristina, ingressou em 1975 no seminário da diocese de Campanha, para cujo clero foi ordenado sacerdote em 01 janeiro 1987.
Em 1993, obteve o mestrado em Filosofia pela Pontiificia Università Gregoriana de Roma.
Durante o exercício do ministério presbiteral em Campanha, exerceu, dentre outros, os seguintes encargos: coordenador diocesano de Liturgia; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Diocesano São José; professor de Filosofia no seminário da Arquidiocese de Pouso Alegre; e assumiu cargos pastorais em 5 paróquias de sua diocese.
Em março 2005 foi eleito Bispo e sagrado em maio do mesmo ano em sua cidade natal por Sua Em.cia o Sr. Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo.
Até então era Vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Ipiranga, como também bispo assessor da Pastoral Vocacional, dos Seminários e das Missões da mesma Arquidiocese, além de bispo referencial para o Ecumenismo e o Diálogo Interreligioso no Regional Sul 1 da CNBB.
Brasão episcopal sob o mote “Santidade – Verdade- Caridade”
Tomará posse de uma diocese cujo processo de elevação à arquidiocese metropolitana tramita na Santa Sé. A cátedra de São José do Rio Preto encontrava-se vacante desde março deste ano, quando Dom Paulo Mendes Peixoto foi transferido e promovido ao arcebispo mineiro de Uberaba.