Crisma antes da Primeira Comunhão
Com informações do Humanitas Unisinos
Há várias semanas, os bispos da Conferência episcopal americana estão em visita ad limina Apostolorum, que acontece a cada 5 anos e durante a qual apresentam relatórios sobre suas dioceses aos respectivos dicastérios da Cúria Romana e são recebidos em curta audiência pelo Papa Bento XVI, a quem falam brevemente de vários aspectos do povo de Deus a eles confiados.
Sua Ex.cia Samuel Aquila.
Em sua diocese, Crisma antes da Primeira Comunhão
Muitos bispos usam a oportunidade de tal visita para pessoalmente solicitarem especiais concessões da Santa Sé. Isto o fez Sua Ex.cia Samuel Aquila, há quase 10 anos bispo de Fargo, no Estado da Dakota do Norte, EUA: foi-lhe concedido que em sua diocese, aos fiéis seja administrado o Sacramento da Confirmação antes de receberem a Primeira Comunhão (e não “Primeira Eucaristia”, pois Eucaristia só houve uma, a da Quinta-feira Santa). E isso é inverter a ordem segundo a qual comumente os católicos recebem os sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e, só depois deste, Crisma.
Bento XVI crisma fiel adulta durante a Missa da Vigília Pascal
É ciente que, na verdade, no uso de suas atribuições dadas pelo Romano Pontífice, são as Congregações romanas que em seu nome regularizam a vida da Igreja. Portanto, certamente foi a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos que recebeu o pedido do Bispo de Fargo e, após consulta à comissão, foi aceito e decretado.
Criança recebe a Primeira Comunhão
Bento XVI, ao saber do Bispo Aquila que em sua diocese a Crisma será administrada antes da Primeira Comunhão, felicitou-lhe, dizendo que “os sacramentos da Iniciação haviam sido restaurados à sua devida ordem”.
Realmente, a sequência Primeira Comunhão-Crisma consolidou-se comum contra a sequência inversa, muitas vezes, segundo o Bispo Aquila, devido a algumas “falsas teologias” que descrevem a Confirmação como um rito de passagem para a idade adulta. Contrariamente, ainda segundo o mesmo Bispo, quando a Crisma ocorre depois do Batismo, “ela coloca realmente a ênfase na Eucaristia, como sendo aquilo que completa os sacramentos da Iniciação.