Novo Núncio na Itália
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
Nomeação do Núncio Apostólico na Itália
e na República de San Marino
Arcebispo Adriano Bernardini
Núncio Apostólico na Itália e em San Marino
69 anos
Contrariamente ao que vinha sendo anunciado, a Nunciatura da Itália e de San Marino não foi ocupada pelo Arcebispo Lorenzo Baldisseri. Para tal cargo, hoje o Santo Padre Bento XVI nomeou S.E.R. Mons. Adriano Bernardini, Arcebispo titular de Faleri, até agora Núncio Apostólico na Argentina.
Apesar de nascido no pequeno vilarejo de Pian di Meleto, foi ordenado em 1968 para o clero da Diocese de Roma. Foi eleito Arcebispo e depois nomeado Núncio em Bangladesh, sendo sagrado há exatamente 19 anos (15 novembro 1992) pelo Cardeal Sodano.
A República de San Marino é a mais antiga do mundo e com a mais velha Constituição do mundo ainda em exercício, com 411 anos. É tão prestigiada que até mesmo Napoleão Bonaparte a respeitou e não a invadiu, desejando, no entanto, expandir seu território. Tem – Deo gratias! – o Catolicismo como religião oficial, professado por mais de 95% de seus habitantes.
Que o novo Núncio ajude nas nomeações episcopais bem melhor do que fez na Argentina, para que feche do melhor modo sua contribuição aos negócios jurídicos da Igreja. Deus o ajude.