Bispos concelebrantes endossam casula romana em Roma
Imagens do Fotografia Felici
Em concelebração com Bento XVI,
bispos paramentados com casula romana
O Santo Padre Bento XVI incensa o altar
acompanhado por mons. Marini e pelos diáconos
enquanto os cardeais-diáconos aguardam
são os que receberam igrejas diaconais em Roma
e, portanto, oficiam como diáconos,
assistem ao trono papal e não concelebram
À esquerda, Cardeal Angelo Amato
À direita, Cardeal Mauro Piacenza
Essa introdução deve-se à magnífica novidade que aconteceu na Basílica Vaticana no primeiro dia deste ano. Perdoem-me se minha ignorância não me permite saber que essa notícia não é novidade e que os mármores de São Pedro já tinham testemunhado tal fato depois do último Concílio. Mas, é a primeira vez que isso acontece na presença de um papa, pois, mesmo antes do Concílio e tão comum o uso de casula romana, o rito latino não permitia a concelebração. É verdade que Bento XVI já tem restaurado muitos costumes esquecidos; com o mons. Guido Marini já foi substituída por duas vezes a férula papal [de acordo com o costume dos papas: encimada com uma cruz grega, diferentemente da moderna projetada por Lello Scorzelli], foi restaurado o antigo pálio papal [primeiro um de longa dimensão, e agora um reduzido], os paramentos, os castiçais sobre o altar, tendo a cruz ao centro… Contudo, uma grata novidade nos alegra no primeiro dia do ano: os poucos bispos que concelebraram na Missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus endossaram casulas romanas. Os em.mos Angelo Amato e Mauro Piacenza, cardeais-diáconos, estavam paramentados com dalmáticas.
o venerável e antiquíssimo uso cruzado da estola
Contudo, incompreensível [o uso] por se tratarem de bispos
Maior ainda do que a novidade do uso de casula romana pelos bispos concelebrantes, é o uso por estes da estola cruzada por baixo da casula. Só não entendo a causa disso: segundo as rubricas dos livros da forma extraordinária do rito romano, apenas os sacerdotes usam a estola cruzada por baixo da casula ou do pluvial, não sendo assim quando usam sobrepeliz. Contudo, os bispos sempre usam a estola a cair paralelamente diante do peito, pois não precisa que nada figure como uma cruz (um dos motivos para que o sacerdote use a estola cruzada), já que ele usa a cruz peitoral.
O ano começou com mudanças relevantes. Esperemos mais. No próximo 29 junho, o Santo Padre comemorará 60 anos de sua ordenação presbiteral. Antigamente, era comum nessas ocasiões os Romanos Pontífices proclamarem tempo indulgenciado. Aguardemos.