Mais um passo na beatificação de Pio XII
Depois de muitas controvérsias e polêmicas sobre o pontificado do Venerável Servo de Deus Papa Pio XII, a Santa Sé deu por encerrado o seu processo de beatificação, de forma que em breve, segundo o jornal italiano Corriere della Sera de 04 de novembro, será feita de imediato. Aguarda-se a confirmação do milagre ocorrido no norte da Itália há um pouco de tempo; trata-se de uma cura inexplicável e duradoura de um câncer enquanto a miraculada era gestante. Devemos a Pio XII a proclamação do quarto dogma mariano: a assunção corpórea da Virgem Maria ao céu.
Com sua encíclica “Mistici corporis”, expõe a doutrina sobre o corpo místico – a Igreja; com a “Divino Aflantes”, incentivou o estudo da sacra liturgia; com a “Mediator Dei”, ratificou o caráter sacrifical da missa e o favorecimento do culto divino. Criou dioceses e elevou a arquidiocese algumas das nossas igrejas particulares no Brasil, e permitiu que fosse realizado o primeiro, e até agora unico, Concílio plenário brasileiro, celebrado no Rio de Janeiro.
do título presbiteral da Gran Madre di Dio
Arcebispo de Gênova
e presidente da Conferência Episcopal Italiana
O Comitê Papa Pacelli foi encarregado por Sua Eminência Cardeal Bagnasco, Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), de definir a nova oração para a beatificação e os cartões com relíquias para a devoção dos fiéis. Esperemos em breve ter na glória dos altares mais um sucessor do Apóstolo Pedro, o Papa Pio XII, Pastor angélico.