Morreu o Núncio nos EUA
Postado em 28 julho 2011por E. Marçal
Adormeceu no Senhor, na noite desta quarta-feira, S.E.R. Mons. Pietro Sambi, aos 73 anos, completados ontem. Na última sexta-feira, a Nunciatura nos Estados Unidos da América emitira comunicado informando que o Núncio estava em estado crítico depois de ser submetido a uma cirurgia nos pulmões. Em observação desde então no hospital Johns Hopkins, em Baltimore, lá faleceu em decorrência de complicações pós-operatórias.
Nascido na diocese italiana de Rimini e ordenado sacerdote em 1964, logo ingressou no serviço diplomático da Santa Sé, tendo exercido funções relativas ao cargo em Camarões, Cuba, Argélia, Nicarágua, Bélgica, Índia, Burundi, Indonésia e Jerusalém; deste último cargo, para onde foi nomeado em 1998 como delegado apostólico, resta honroso reconhecimento por sua obra a favor dos cristãos da Terra Santa.
O Núncio Sambi entrega o báculo pastoral ao novo Arcebispo de New York,
Timothy Dolan, em sua posse canônica em 15 abril 2009
À sua direta, o Cardeal Egan, Arcebispo emérito
Núncio nos Estados Unidos da América desde 2005, mediou importantes nomeações episcopais, como a de Dolan para New York, Goméz para Los Angeles, Chaput para Filadélfia e Broglio para a Arquidiocese castrense, o que o fez inegável colaborador do Santo Padre em sua reforma no episcopado mundial. Recebeu o Papa Bento XVI em sua residência, quando da visita papal em 2008.
Com seu falecimento, agora é, portanto, vacante a sede titular arquiepiscopal de Belliscatrum, para a qual deverá ser oportunamente nomeado outro Arcebispo não-Ordinário de alguma Arquidiocese.
As exéquias serão rezadas no dia 06 agosto, Festa da Transfiguração do Senhor, na Basílica da Imaculada Conceição, em Washington.
Suas obras o acompanham. Oremos por sua alma.
Requiescant in pace.