Direto da Sacristia
×
×

Nomeado o Arcebispo de Berlim

Postado em 02 julho 2011por E. Marçal

Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé


Sua Eminência Cardeal Georg Sterzinsky
Requiescant in pace

Ainda enlutada pela morte do Arcebispo emérito Em.mo Cardeal Sterzinsky, ocorrida no último dia 30 junho (e que, segundo o site da Arquidiocese, ainda não foi sepultado), a Igreja de Berlim reveste-se de júbilo pela nomeação do seu novo Arcebispo. A Cátedra Berolinensis permaneceu vacante por apenas 4 meses, quando o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese apresentada por Sua Eminência o Cardeal Sterzinsky, por motivos de idades, mas que agora vemos que também a sua saúde estava gravemente debilitada, o que antecipou o seu encontro com o Senhor.

*

Nomeação do Arcebispo Metropolitano de Berlim
Alemanha



O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo Metropolitano de Berlim S.E.R. Mons. Rainer Maria Woelki, até agora Bispo titular de Scampa e Auxiliar de Colônia.


Ex.mo Mons. Woelki
Arcebispo eleito de Berlim
54 anos

S.E.R Mons. Rainer Woelki nasceu em 18 agosto 1956 em Colônia. Completou os estudos filosóficos e teológicos na Faculdade Teológica da Universidade de Bonn e de Freiburg em Breisgau.

Foi ordenado sacerdote em 14 junho 1985 para a Arquidiocese de Colônia.

Em 1990, foi nomeado secretário particular do Arcebispo de Colônia. Em 1999, foi-lhe conferido o título de Capelão de Sua Santidade. Em 2000, obteve o doutorado em Teologia.

Em 24 fevereiro 2003, é eleito Bispo titular de Scampa e Auxiliar de Colônia. Recebeu a sagração episcopal em 30 março 2003 (n.d.r. pela oração do Em.mo Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia).

Mons. Woelki é Consultor da Congregação para a Educação Católica.


*

Como prescreve o Cerimonial dos Bispos n. 1130, o Ex.mo Arcebispo eleito deve pedir ao Romano Pontífice o pálio arquiepiscopal ex officio, que deverá ser-lhe imposto na cerimônia do próximo ano.

Rezemos pelo governo do Ex.mo Mons. Woelki.

Sugestões de artigos