Nomeado o Arcebispo de Berlim
Postado em 02 julho 2011por E. Marçal
Sua Eminência Cardeal Georg Sterzinsky †
Requiescant in pace
Ainda enlutada pela morte do Arcebispo emérito Em.mo Cardeal Sterzinsky, ocorrida no último dia 30 junho (e que, segundo o site da Arquidiocese, ainda não foi sepultado), a Igreja de Berlim reveste-se de júbilo pela nomeação do seu novo Arcebispo. A Cátedra Berolinensis permaneceu vacante por apenas 4 meses, quando o Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese apresentada por Sua Eminência o Cardeal Sterzinsky, por motivos de idades, mas que agora vemos que também a sua saúde estava gravemente debilitada, o que antecipou o seu encontro com o Senhor.
*
Nomeação do Arcebispo Metropolitano de Berlim
Alemanha
O Santo Padre Bento XVI nomeou Arcebispo Metropolitano de Berlim S.E.R. Mons. Rainer Maria Woelki, até agora Bispo titular de Scampa e Auxiliar de Colônia.
Ex.mo Mons. Woelki
Arcebispo eleito de Berlim
54 anos
S.E.R Mons. Rainer Woelki nasceu em 18 agosto 1956 em Colônia. Completou os estudos filosóficos e teológicos na Faculdade Teológica da Universidade de Bonn e de Freiburg em Breisgau.
Foi ordenado sacerdote em 14 junho 1985 para a Arquidiocese de Colônia.
Em 1990, foi nomeado secretário particular do Arcebispo de Colônia. Em 1999, foi-lhe conferido o título de Capelão de Sua Santidade. Em 2000, obteve o doutorado em Teologia.
Em 24 fevereiro 2003, é eleito Bispo titular de Scampa e Auxiliar de Colônia. Recebeu a sagração episcopal em 30 março 2003 (n.d.r. pela oração do Em.mo Cardeal Joachim Meisner, Arcebispo de Colônia).
Mons. Woelki é Consultor da Congregação para a Educação Católica.
*
Como prescreve o Cerimonial dos Bispos n. 1130, o Ex.mo Arcebispo eleito deve pedir ao Romano Pontífice o pálio arquiepiscopal ex officio, que deverá ser-lhe imposto na cerimônia do próximo ano.
Rezemos pelo governo do Ex.mo Mons. Woelki.