Nova diocese no Brasil
Do boletim da Sala de Impresa da Santa Sé
Com território desmembrado da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o Santo Padre Bento XVI erigiu hoje a diocese de Camaçari, sufragânea da mesma sede metropolitana.
Para primeiro bispo de Camaçari foi nomeado S.E.R Dom João Carlos Petrini, até agora Bispo titular de Auguro e Auxiliar de São Salvador da Bahia.
Um outro Auxiliar de Salvador foi transferido para a cátedra da diocese de Barreiras. Trata-se de S.E.R. Dom Josafá Menezes da Silva, que também deixa de ser Bispo titular de Gummi di Bizacena, passando a ser residente de sua catedral.
A partir de hoje, o Em.mo Cardeal Geraldo Majella Agnelo é auxiliado apenas por um bispo S.E.R. Dom Gregório Paixão, enquanto aguarda a aceitação de sua renúncia ao governo da diocese primaz brasileira.
do título presbiteral de Santa Maria della Pace
até agora Arcebispo de Santiago do Chile
Também hoje, um cardeal latino-americano teve sua renúncia aceita ao governo de sua sede. O Em.mo Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, arcebispo de Santiago do Chile (Chile), renunciou ao ofício de acordo com cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.
O Papa também aceitou a renúncia ao governo pastoral de Dogde City (Estados Unidos da América), apresentada por S.E.R. Ronald M. Gilmore (68 anos), em conformidade com o cânon 401 § 2 do Código de Direito Canônico. Nomeou para a mesma sede diocesana o Rev.do Pe. John B. Brungardt, do clero da diocese de Wichita, até agora Chanceler e Pároco de “Saint Mark Parish” em Saint Mark.
Também foi nomeado para a então diocese vacante de Massa Marittima-Piombino (Itália) o Rev.do Mons. Carlo Ciattini, do clero de San Miniato, até agora Reitor do Seminário e Vigário judicial.
A Arquidiocese de Morelia (México) tem, a pedido do Arcebispo Alberto Suárez Inda, um novo bispo auxiliar. O Rev.do Pe. Juan Espinoza Jiménez, do clero da mesma Arquidiocese, foi nomeado Auxiliar de Morelia, com a sede titular de Arpi.