Novo Bispo de Petrolina
Postado em 27 julho 2011por E. Marçal
Renúncia do Bispo de Petrolina e nomeação do sucessor
O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Petrolina (Pernambuco) apresentado por S.E.R. Dom Paulo Cardoso da Silva, bispo professo da Ordem dos Carmelitas, em conformidade com o cânon 401 § 1 do Código de Direito Canônico.
S.E.R. Dom Manoel dos Reis de Farias
65 anos
O Papa nomeou Bispo de Petrolina S.E.R. Dom Manoel dos Reis de Farias, até agora Bispo de Patos (Paraíba).
S.E.R. Dom Manoel dos Reis de Farias nasceu em Orobó, diocese de Nazaré (Pernambuco), em 23 abril 1946. Depois dos estudos elementares realizados no Colégio Pio XI dos Irmãos Maristas, em Surubim, diocese de Nazaré, frequentou o curso de Filosofia no Instituto “Estrela Missionária” em Nova Iguaçu (Rio de Janeiro). Em seguida, iniciou o curso de Teologia na Escola de Teologia do Mosteiro São Bento do Rio de Janeiro e o concluiu na Escola de Teologia do Mosteiro São Bento de Olinda.
Foi ordenado sacerdote em 06 janeiro 1983, em Orobó, para a diocese de Nazaré.
No curso do ministério sacerdotal, desempenhou, dentre vários outros, os seguintes encargos: Vice-reitor do Seminário Arquiepiscopal de Olinda e Recife (1987); Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores da diocese de Nazaré.
Em 08 agosto 2001 foi eleito Bispo de Patos e recebeu a sagração episcopal em 10 outubro do mesmo ano, em cerimônia presidida por S.E.R Dom Jorge Tobias de Freitas, então Bispo de Nazaré. Ingressou em sua Catedral e iniciou o seu ministério episcopal em 01 dezembro sucessivo.
O novo Bispo de Petrolina tomará posse de sua Catedral em 01 outubro.