Novos bispos para o Brasil
Do boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé
O Rev.do Pe. Teodoro Mendes Tavares, C.S.Sp., nasceu em 07 janeiro 1964, em São Miguel Arcanjo – Ilha de Santiago (Cabo Verde). Emitiu os votos como membro da Congregação dos Padres Espiritanos em 08 setembro 1986 e foi ordenado sacerdote em 11 julho 1993.
Completou os estudos filosóficos no Instituto Superior de Teologia, em Braga – Portugal (1986-1987) e os teológicos na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa (1988-1993). Conseguiu a Licenciatura em Ecumenismo, no Trinity College, em Dublin – Irlanda (1994). Frequentou um curso de língua francesa, na Alliance Française.
No curso do ministério sacerdotal, entre outros: Vigário Geral da Prelazia de Tefé (de 2000 até hoje) e Superior Maior do Distrito Espiritano da Amazônia (de 2003 até hoje).
eleito Auxiliar do Ordinariato Militar para o Brasil
na foto, com o Papa Bento XVI na visita Ad Limina
dos bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB
O Rev.do Pe. José Francisco Falcão de Barros nasceu em 14 março 1965 em Paulo Jacinto. Frequentou a escola média no Colégio Diocesano de Garanhuns e o Curso de Filosofia e de Teologia na Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conseguiu a especialização em Agronomia na Universidade Federal de Alagoas; a Licenciatura e o Doutorado em Direito Canônico na Pontificia Università San Tommaso di Aquino em Roma.
Foi ordenado sacerdote em 18 novembro 1991 em Palmeira dos Índios.
Desde 1993 até hoje exerceu o ofício de Pároco da paróquia de São Vicente de Paulo. Ocupou ainda os encargos de Professor de Teologia do Seminário Nossa Senhora da Assunção, em Maceió; Chanceler da Cúria diocesana de Palmeira dos Índios; Vigário Judicial da diocese.
Desde 2006 é Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas, em Palmeira dos Índios.
É autor de diversas publicações.
O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da diocese de Caratinga apresentada por S.E.R. Dom Hélio Gonçalves Heleno, em conformidade com o cânon 401 §1 do Código de Direito Canônico.
O Santo Padre nomeou Bispo da diocese de Caratinga S.E.R. Dom Emanuel Messias de Oliveira, até agora Bispo de Guanhães.
S.E.R. Dom Emanuel Messias de Oliveira nasceu em 22 abril 1948 em Salinas, ao norte do Estado de Minas Gerais. Depois dos estudos de Filosofia feitos no Seminário Arquidiocesano de Minas Gerais (1967-1968) e dos de Teologia, feitos na Pontificia Università Gregoriana (1969-1972), obteve a Licenciatura em Exegese Bíblica e línguas orientais no Pontificio Instituto Biblico em Roma (1972-1975). Em 04 fevereiro 1976 recebeu a ordenação sacerdotal e foi incardinado na diocese de Governador Valadares.
Como sacerdote, este por 16 anos como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida na Ilha dos Araújos em Governador Valadares e por 20 anos, como Professor de Sagrada Escritura no Seminário Maior de Caratinga e em outros diversos seminários do nordeste do Estado de Minas Gerais.
Em 14 janeiro 1998 foi eleito Bispo de Guanhães e recebeu a sagração episcopal em 19 abril seguinte.
Como bispo foi encarregado da formação bíblico-catequética da Conferência Episcopal Regional Leste 2; Administrador Apostólico da diocese de Governador Valadares e Diretor Espiritual reginal do Movimento Eclesial Fé e Luz.
É autor de diversas publicações sobre literatura sinótica.